quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Lenha na Fogueira a- 15.02.18


Acabou nosso carnaval... Saudades e cinzas foi o que restou... E no entanto é preciso cantar... É preciso cantar e alegrar a cidade... Quem me dera viver pra ver e brincar outros carnavais... (Versos da Marcha da Quarta Feira de Cinzas de Vinícius de Moraes).
*********
Apesar de que, no caso de Porto Velho, para desespero do professor “azedo”, o reinado de Momo só vai acabar no próximo dia 24, com os desfiles das escolas de samba.
*********
Se não fosse os problemas registrados na brincadeira de um bloco da Zona Sul, pelo menos até agora, 2018 poderia ser considerado como sendo dos últimos anos, o carnaval mais tranquilo.
**********
Acontece que no próximo final de semana ainda teremos blocos desfilando no circuito da Pinheiro Machado e no dia 24 como já escrevi, os desfiles das escolas de samba.
*********
Quando isso acontece, estou falando do controle da violência durante o carnaval, devemos louvar a participação eficiente da Polícia Militar de Rondônia. Petran, Corpo de Bombeiros e COE.
*********
Ta certo que em momentos isolados, algum integrante da segurança oficial, tentou usar o famoso, “você sabe com quem está falando”. Porém foram casos mais que isolados.
***********
Aliás, em apenas dois momentos aconteceram esse tipo de falta de compreensão. No bloco Canto da Coruja e terça-feira dia ’13, no Carná Leste quando o comandante dos Bombeiros que estava comandando a fiscalização no Carná Leste, acertadamente impediu que o Trio Elétrico começasse a se deslocar caso um dos pneus não fosse trocado. Até aí tudo bem. Acontece que depois que trocaram o dito pneu o Comandante voltou a impedir o trio de sair, porque tinha que trocar outro pneu. O que irritou os organizadores, foi “Por que ele não condenou os dois pneus de uma vez?”.
*********
Vejam a nota que o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo postou nas redes sociais a respeito do Carná Leste:
**********
O público compareceu e a banda arrastou milhares de foliões, isso tudo sem uma briga no percurso. Policiamento perfeito. Mas nem tudo é perfeito. Tivemos uma chuva demorada, o que atrasou a saída do bloco.
*********
Mas o que atrasou mesmo foi atitude INAPROPRIADA da equipe do Corpo de Bombeiros que pediu a troca de um pneu na hora do bloco sair. Sem sensibilidade a atitude de um bombeiro militar. Pois o equipamento deve passar por inspeção no momento que eles são pagos para liberar a documentação.
**********
Deveriam ir à empresa e fazer a vistoria. Tiveram tanto rigor e deixaram de fazer o mesmo em outros blocos.
*********
Portanto, fica aqui uma sugestão: façam isso antes da autorização da documentação! (Postou Ocampo)
*********
Depois que os pneus foram trocados, o carnaval seguiu pela Mamoré até a Vieira Caula sem nenhum problema, quer dizer: O folião da Zona Leste sabe brincar carnaval. Valeu.
********
O Bloco Jamaica dirigido pelo meu amigo Zeka Pedra fez a diferença no Carná Leste 2018. Mais de 300 regueiros desfilaram devidamente caracterizados, inclusive eu e o Antônio Neto.
*********
Um carnaval que está crescendo a cada ano, é o realizado na rua Calama. Uma disputa entre os blocos do Bar do Pernambuco: “Concentra Mais não Desfila” e o bloco do Beto Cezar: “Sai Daí, Vem pra Cá”.
**********
Enquanto isso no centro da cidade, o bloco Kagalho fez o maior sucesso desfilando embaixo de chuva. E põe chuva nisso, foi um aguaceiro e a turma não parou de brincar. Quase 500 foliões acompanharam o bloco.
********
O responsável pelo fechamento dos desfiles de terça-feira foi o “Porto Folia”, que fez o circuito Caiari levando uma multidão. O Porto Maria a cada ano se consolida como um dos melhores blocos de Porto Velho.
*********
...Ai quarta feira ingrata, chega tão depressa, só pra contrariar...

Nenhum comentário: