segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Lenha na Fogueira - 13.02.18


A prefeitura de Porto Velho depois de alguns anos, trás de volta o Carná-Leste. A brincadeira que concentra os foliões da Zona Leste que este ano, vai sair da praça do CÉU levando os blocos daquela área da cidade.
********
Um dos blocos que também volta a desfilar na tarde desta terça, é o Bloco do Reggae comandado pelo Zeca Pedra.
********
A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste também vai prestigiar a programação da prefeitura de Porto Velho apresentando seu samba enredo durante a realização do Carná Leste.
********
Não tem como não elogiar a iniciativa da Funcultural na pessoa do Ocampo Fernandes pelo resgate de uma tradição, que por força da desorganização de gestões anteriores deixou de acontecer. O Carná Leste é um evento que nasceu dentro da Fundação Cultural do município de Porto Velho à época da chamada Fundação Iaripuna.
********
Hoje o folião da Zona Leste vai ter até uma Banda composta por músicos de ponta comandados pelo maestro Alkbal Sodré tocando marchinha, frevos e sambas para todo mundo brincar carnaval sem pagar nada ou ter que comprar abadá ou outra fantasia.
********
Só esperamos que algum órgão da segurança, queira dar uma de coordenador do carnaval de rua de Porto Velho. O carnaval de rua de qualquer lugar é de responsabilidade da prefeitura.
********
A Polícia Militar tem apenas que ficar atenta para evitar que os vândalos pratiquem algumas coisas impróprias e não querer impedir a realização do evento, exigindo Alvará e outros documentos, como aconteceu no carnaval do Bloco Canto da Coruja quando um oficial queria porque queria, que a direção do bloco, apresentasse o documento autorizando a interdição do espaço aonde a festa estava acontecendo, quando essa liberação já havia sido dada para o bloco Us Dy Phora que esteva concentrado na mesma rua do Coruja. É preciso que cada um cuide da sua área. O certo era o oficial militar ter consultado a equipe da prefeitura inclusive a da Funcultural que estava presente com seu presidente Antônio Ocampo, para saber sobre se a documentação do bloco Canto da Coruja que estava em dia.
********
Houve protestos quando a polícia mandou parar o som e a folia segura do Canto da Coruja e depois de muita conversa e autorização de superior, liberaram a festa.
********
Foi um caso isolado que precisa ser evitado. Essas atitudes desgastam a Polícia Militar que está realizando um ótimo trabalho, neste carnaval
*********
O comandante que estava responsável pela segurança da Banda do Vai Quem Quer agiu como um verdadeiro gentleman. Quando deu a hora solicitada pela direção para a Banda parar, ele simplesmente chegou com a coordenação do bloco e educadamente falou: “Será que já devo solicitar o encerramento do desfile?”. Poxa vida que atitude louvável. Obrigado comandante pelo respeito para com o folião. Siça imediatamente autorizou que a Banda da Banda parasse de tocar. Muito diferente do comandante do ano passado.
********
Por falar nisso, o Baile Infantil que a prefeitura promoveu no Mercado Cultural foi sucesso. Milhares de foliões brincaram carnaval junto com a gurizada.
********
Aí aconteceu outra falta de respeito para com a nossa população. Não sei qual o combinado, mas, a equipe da Eletrobrás chegou lá e “ordenou” a paralisação imediata da festa, assim que deu a hora solicitada pela Funcultural. Os caras estavam lá com uma equipe pronta para desligar a energia.
********
Que história é essa, em Porto Velho o carnaval tem hora pra acabar e essa hora ou é determinada pela Companhia de Eletricidade ou pela Segurança.
********
É preciso que se tome providências perante a maldita Lei 190 para que essas coisas parem de acontecer nos eventos culturais de nossa cidade capital.

Nenhum comentário: