sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Lenha na Fogueira 02.12.17


Salve o samba, queremos samba, é a voz do povo brasileiro. Salve o dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.
********
Segundo o poeta Ernesto Melo o samba de Porto Velho, nasceu no Morro do Triângulo, com Manga Rosa, Nego Blak e Sabará. Subiu a sete de Setembro e encontrou, Bainha Jorge Andrade e Silvio Santos campeão dos carnavais.
********
Já o compositor Sílvio Santos, diz o seguinte na letra do samba “A Comunidade do Meu Samba”: A comunidade do meu samba, nasceu na Vila Confusão. Negro Bola Sete, Deixa Falar, em 46 foi a grande sensação... Machado, Miguel e Cardoso, Manga Rosa e Abgail, Moraes tocando clarim, foi o grande apogeu, lá vem o Jia e o ronca, ronca da cuíca, mostrando que o Triângulo Não Morreu...
******
ô, ô, ô, ô! Chegou Diplomatas do Samba chegou, Valério, Cabeleira e Bainha. Leonidas, Tário de Almeida. E o samba entrou na linha.
*********
A abolição do samba enredo, quem proclamou foi a Pobres Caiari. Odoiá, Ceará de Iracema, Límpido Azul do Céu, Zeca Melo, Hiran Brito, Sílvio Santos e Babá, Flávio, Bianor, Marise Castiel.
********
Hoje meu samba ecoa! Pelos quatro cantos da cidade é campeão. Salva a São João Batista! É Pura Raça na escola Asfaltão.
*******
Já dizia o poeta Caymi: Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça, ou doente do pé.
********
Segundo Nelson Sargento: O Samba agoniza mas, não morre, enquanto Paulinho da Viola diz: Eu canto samba por que só assim eu me sinto contente.
********
Edson Conceição e Aloísio Silva pedem através de vozes como a de Alcione: Não dei o samba morrer! Não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba. De samba pra gente cantar cuja gravação original é na voz da grande Clara Nunes.
********
O samba que no início foi considerada música de marginal, chegou aos grandes salões e não mais saiu. Conquistou por seu mérito próprio, o mundo e hoje, é cantado em verso e prosa por tudo quanto é continente.
********
Samba de Ary Barroso, de Noel Rosa, de Martinho da Vila, de Chico Buarque de Tom Jobim e Vinícius. Samba de João Nogueira, de Cartola, Nelson Cavaquinho, Donga e João da Baiana.
********
Samba de Jorge Aragão, de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorginho do Império e de Neguinho da Beija Flor.
********
Samba de Clara Nunes, Beth Carvalho, Elza Soares. Alcione, Maria Rita e Marisa Monte. Samba da Velha Guarda da Portela e todas as escolas de samba do Brasil.
*******
Samba de Rondônia: de Sílvio Santos, Bainha e Ernesto Melo, Oscar, Beto Cezar, Misteira e Mávilo Melo, Torrado, Cabeça e Makumbinha. Samba das Pastoras do Asfaltão, de Piana e Toninho Tavernard.
*******
Samba da nova geração Danilo, Juninho e Pura Raça. Samba pra ser cantado exaltado e dançado.
*******

Salve o dia 2 de dezembro, dia do Samba!

Nenhum comentário: