sábado, 7 de outubro de 2017

Lenha na Fogueira - 08.10.17

Ana Castro e Glória Valladares
O Festival de Literatura da Amazônia – Flama foi encerrado na noite da última sexta feira, com o show “Sons de Beira” protagonizado pelos instrumentistas Bira Lourenço e Catatau no Teatro Banzeiros em Porto Velho.
*********
Segundo a coordenadora do evento Nábia Pimentel técnica da SEMED. “Desde já estamos nas escolas, levando arte e poesia como meios de atingir as metas da secretaria: a melhoria na qualidade de ensino e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB”.
*********
Marcos Aurélio Marques o idealizador do Flama, hoje é o secretário municipal de educação e em sua fala, disse da satisfação em ver que a semente que ele plantou em 2013, a cada ano, produz mais frutos, que se transformam em multiplicadores da arte da leitura de livros.
**********
Com o teatro Banzeiros literalmente lotado, Bira e Catatau num espetáculo que podemos classificar como literário, pois o “Sons de Beira” mostra a vivencia do seringueiro, dos beradeiros e dos que vivem do extrativismo, com os sons da floresta, que muitas vezes assombram os menos avisados. O Sons de Beira é mais que um espetáculo musical, é uma aula de ambientalismo. Parabéns!
**********
O sonho dos coordenadores do Flama e de todos que trabalham com produção de livros, é ver um dia Porto Velho sendo comparada com Parati onde acontece a maior Feira literária do Brasil a FLIP. “Estamos no caminho”, disse Marco Aurélio.
*********
Por falar em leitura! No dia 28 de outubro, a bibliotecária Glória Valladares Granjeiro, vai festejar, mais um aniversário do seu Projeto “Leitura no Sítio”.
*********
O Sítio da Glória Valladares fica no morro do Triângulo e ali ela reúne as crianças e também adultos numa espécie de piquenique da leitura, com todos sentados numa lona estendida na grama arrudiados de livros. Dessa vez vou marcar presença com “As Peripécias do General”.
**********
Por falar em “Peripécias do General”, por sugestão do secretário da SEMED Marco Aurélio vamos providenciar a festa de relançamento do livro. “Esse livro é muito bonito e precisa ser mais divulgado”, disse Marco Aurélio no encerramento do Flama no Banzeiros. Aguardem o relançamento do livro “As Peripécias do General” – História do Manelão da Banda do Vai Quem Quer.
*********
Outro show que aconteceu sexta feira passada foi o do Marcos Biesek pelo Edital Zezinho Maranhão de Música. O evento aconteceu no Museu da Memória Rondoniense no antigo palácio do governo de Rondônia. Apesar do chuvisco que insistia em cair, a turma permaneceu firme ouvindo o cantor de Ariquemes/Guajará mostrar suas belas composições. Biesek está prestes a lançar mais um CD. “Tá saindo do forno”.
*********
Enquanto isso a turma da Sejucel sob o comando do Fabiano Barros está no trecho, ensinando como produzir um Projeto Cultural para concorrer aos editais que estão abertos.
*********
Quatro linguagens culturais estão com inscrições abertas. Edital de Fotografia, Música e Teatro seguem até dia 20 de outubro,
********
Literatura até 28 de outubro. Para se inscrever os artistas devem ler os editais e encaminhar seus projetos no campo referente à sua categoria.
********
Já, a Funcultural está trabalhando na festa em comemoração ao dia da Cultura, 5 de novembro. Várias atividades estarão acontecendo, sob a coordenação da equipe comandada pelo Ocampo. Depois do problema com o Flor do Maracujá a Funcultural acordou de vez e tá que tá. É isso aí!
*********
Hoje deveríamos publicar entrevista com o pioneiro Bento da Mota Braga, porém por questões técnicas, a entrevista com o avô do secretário George Alessandro Braga só será publicada quinta feira dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário: