quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Lenha na Fogueira - 05.10.17

Atenção artistas e produtores culturais da cidade de ariquemes.
********
Nesta quinta-feira dia 05, às 10h, no Polo de Música - Setor Industrial, o Governo do Estado por meio da Sejucel estará realizando uma capacitação sobre os Editais que estão abertos nas áreas de LITERATURA, TEATRO, MÚSICA E FOTOGRAFIA. O Coordenador de cultura do Estado, Fabiano Barros dará orientações sobre como elaborar os projetos e essas ações também serão realizadas em outras cidades do Estado.
*********
Depois a turma do Rodnei vai a Rolim de Moura. Ji paraná, Guajará, Pimenta Bueno, Vilhena e tudo quanto é polo cultural. É preciso ficar esperta cambada de artistas produtores de cultura, para não perder os prazos dos editais.
********
Aliás, de repente me veio o seguinte questionamento: As ações culturais proporcionadas pelos governos estadual e municipal, só começam a acontecer, após a semana da pátria. Isso é todo ano. Será que isso é propvacado pela ressaca primeiro das festas de final de ano, depois pelo carnaval, aí chegam as festas juninas e logo em seguida as comemorações da independência do Brasil.

********
Quando a turma se acorda da ressaca, já é outubro e então todo mundo começa a se preocupar com o que não realizou durante nove meses.
********
O interessante é que isso, não acontece apenas com os órgão de cultura em Rondônia. É do Brasil como um todo. É só ver que o Edital Rumos Itau só saiu agora assim como o do Banco da Amazônia.

*******
Talvez seja por isso, os desfiles das escolas de samba de um tempo para cá, acontecem um ano sim, outro não. Exemplo até hoje ninguém sabe se as escolas de samba de Porto Velho irão se apresentar na passarela Edson Fróes em 2018.
*********
Tenho a impressão que vão, pois tudo indica que o caso de amor entre a prefeitura e a devassa está apenas no começo.

********
Com a experiencia que a devassa tem no assunto desfile de escola de samba, nada mais justo já que estão de “caso” com a prefeitura, patrocinar os desfiles das nossas escolas de samba.

********
Voltando ao assunto ressaca cultural. A prefeitura de Porto Velho é a mesma coisa. Veja que o Conselho Municipal de Cultura começou a ser formado no segundo semestre deste ano. As setoriais de Cultura também começaram a se movimentar no segundo semestre.

*******
Antes do Flor5 do Maracujá tem o carnaval, que mesmo não contando com os desfiles das escolas de samba este ano, perturbou o pessoal da Funcultural por muito tempo, acho que até hoje, pois se não estou enganado, o presidente da Funcultural prometeu às escolas de samba que aqueles R$ 400 Mil seriam investidos em eventos que envolveriam as escolas de samba, inclusive repassando parte da verba que seria para os desfiles. A data maior seria a festa de aniversário de Porto Velho.

********
O pior de tudo, é que a direção da Fesec não se manifesta, diz o Cabeleira que parecem até “Vaca de presépio” só sabem balançar a cabeça dizendo sim!
 ********
A Diplomatas está ´prestes a realizar o concurso que vai eleger o samba de enredo para o próximo carnaval. Temos que colocar próximo, pois ninguém pode afirmar se os desfiles em 2018 vão acontecer.
********
O Asfaltão quer homenagear o Bainha, só falta divulgar em qual carnaval?

********
A São João Batista iria homenagear o Manelão no carnaval de 2017 e como os desfiles não aconteceram a diretoria está pensando em trocar o enredo, assim mesmo, está aguardando uma posição positiva da prefeitura sobre a realização dos desfiles das escolas de samba.

*******
Ainda bem que o Fabiano da Sejucel está ensinando a turma a desenvolver Projeto Cultural para participar dos editais que já foram publicados.
********

Tem sim uma luz no final do túnel, ou será dos viadutos de Porto Velho?

Nenhum comentário: