quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Balanceia, o documentário Aplaudido de pé no Sesc



O Teatro 1 do Sesc Esplanada, estava com suas dependências totalmente tomadas pelo público, que foi prestigiar a primeira noite da Mostra Competitiva da 15ª edição do Festcineamazônia.
Naquela noite, Rondônia estava representado com dois curtas, “Balanceia” e “Banho de Cavalo”. Após as considerações da mestre de cerimônia Simone Mazzer a competição começou pra valer. O primeiro curta exibido foi “Balanceia” de Juraci Júnior e Thiago Oliveira. A expectativa era grande, já que era estréia do Juraci como diretor de um curta documentário. Juraci escolheu para iniciar a carreira de produtor e diretor de cinema, apresentando a história de um turista que após assistir por três dias, o espetáculo das apresentações dos bois Garantido e Caprichoso no Festival de Parintins, pensando em recuperar as energias, prefere retornar a vida urbana, fazendo a viagem de volta em um “Barco Motor”.

O barulho do gerador do barco e os pensamentos que insistiam em não sair de sua cabeça, durante as noites passadas numa rede, sem conseguir pegar no sono, já que as imagens das apresentações dos bumbás insistiam em colocá-lo dentro do bumbodromo da Ilha. Quando o jovem turista se da conta, descobre que o Barco está no meio do rio cercado por canoas e rabetas com seus tripulantes tentando negociar o chamado momento da “troca”, que consiste, no ribeirinho negociando a troca de suvenir regionais por pertences dos turistas. O som da Batucada do Garantido e da Marujada do Caprichoso, lampeja na mente do turista de primeira viagem, que até chega a pensar que foi acometido de algumas febre amazônica. Tudo não passa de deslumbramento por uma festa que só existe no interior do Amazonas.
Ao subir os créditos, o público plaudiu literalmente de pé o “Balanceia” do Juraci Júnior.

Balanceia – Ficha Técnica

Thiago Oliveira e Juraci Júnior assinam a direção do curta. O roteiro é de Juraci Júnior. Rafael Oliveira é responsável pela direção de fotografia e Fernanda Paiva direção de produção. Elenco Juraci Júnior e Rone Mota. 

Nenhum comentário: