quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Oficina de fotografia gratuita no Sesc



O sistema Fecomércio-Sesc-Senac em parceria com o Fotoclube Rondônia realiza nos dias 29 e 30 de agosto a oficina FOTOTAXIA – Em busca do elo perdido com o fotógrafo Miguel Chikaoka. A oficina será ministrada das 8h30 às 12h e das 14h às 18h no Sesc Unidade Centro, sito na Av. Presidente Dutra, 2765. A oficina é gratuita e voltada para Educadores, multiplicadores, fotógrafos, artistas e interessados com vagas limitadas até 18 participantes.
A proposta da oficina é uma imersão no universo da luz como matriz inspiradora, tanto para construção de percursos educativos como em processos de criação. A oficina busca o estímulo ao exercício da percepção e expressão de si e do mundo através de vivências que articulam o potencial humano.
A oficina transcorrerá com o seguinte desenvolvimento: Apresentação: exercício de alteridade; Dinâmicas sensoriais: estímulos e deslocamento dos sentidos da percepção; A luz: materialidade e significados; Propriedades e características físicas da luz; Fontes, propagação, incidência, reflexão e refração da luz; Fotossensibilidade; Câmera obscura pinhole:  a visualização luz-imagem; Fotografia pinhole; Câmera obscura com dispositivo óptico: plano focal e profundidade de foco; Roda de conversa: processos, potencias e possibilidades.

O Fotógrafo

Miguel Chikaoka é paulista e reside em Belém desde a década de 80 onde idealizou a Fotoativa, um núcleo de experimentação, pesquisa e difusão em fotografia. Em 1990 fundou, juntamente com 3 outros fotógrafos, a Agência Kamara Kó, que produz reportagens e documentários sobre temas sócio culturais emergentes na Amazônia. Miguel Chikaoka já realizou exposições individuais e conjuntas em salões e mostras de todo Brasil e exterior e suas obras compõem diversos acervos internacionais. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC por sua contribuição à cultura brasileira.

Nenhum comentário: