segunda-feira, 5 de junho de 2017

Sobre o plano municipal de cultura em porto velho

Judilson Dias (*)

O processo de elaboração do PMC da cidade de Porto Velho, esta parado, desde de 2014 e necessita ser trabalhado em várias etapas que reunirá diversos segmentos da sociedade, passando pela representação do poder público local até a representação popular artística presente em todas as regiões da cidade. Este ano reiniciamos com a elaboração do diagnóstico cultural da cidade e com as diretrizes que irão compor o Plano Municipal de Cultura. Para o ano de 2017, os trabalhos, que NECESSITA contar com a participação do Conselho Municipal de Cultura, prossegue com a elaboração das METAS e AÇÕES para o PMC.
O processo do conselho prova, uma vez mais, que a saída política é o diálogo. Sem perder de vista as múltiplas disputas existentes, temos exercitado nossa capacidade de ouvir e de comunicar, com a certeza de que a democracia exige o respeito e a escuta, bem como o reconhecimento dos nossos limites na formulação das soluções necessárias para o fortalecimento da cultura na cidade. A realização da I Fórum Municipal de Cultura representa a efetivação de um importante instrumento para o exercício da cidadania cultural. O desafio de transformar uma cultura política instituída de cima pra baixo – que historicamente silenciou e ainda hoje descrimina muitas manifestações culturais da cidade – é amplo e permanente, e somente torna-se possível com a abertura de canais contínuos de diálogo, reflexão e crítica. A arte e a cultura, como dimensões da vida coletiva, não estão distantes da política. Para a Fundação de Cultura de Porto Velho - FUNCULTURAL, o Conselho Municipal de Cultura é um instrumento estratégico de construção da política pública. A constituição desse espaço e a definição das prioridades a serem levadas a cabo pelo poder público possibilitam a construção colaborativa de políticas culturais para a cidade, com ênfase na formulação de propostas que efetivamente contribuam para a superação de suas enormes desigualdades e para o desenvolvimento artístico-cultural.
Bom amigos conforme decisão da plenária reunida nos dias 26 e 27 de Maio próximo sábado, dia 10/06 das 08:00 as 12:00hs no Teatro Banzeiros realizaremos a escolha do Conselho Municipal de Cultura e ajustaremos as propostas de cada setorial gostaríamos de lembrar a todo o movimento cultural que sem o ajustes das propostas de cada seguimento e sem a escolha do conselho, fica impossível a implantação do fundo municipal de cultura que não permitirá implantarmos: Os editais para o repasse de verbas aos projetos, a transferência do MinC de qualquer recurso para porto velho, a definição por parte da prefeitura sobre o montante de recursos definidos para o fundo e etc.

(*) Gerencia da divisão de Artes da Funcultural

Nenhum comentário: