terça-feira, 6 de junho de 2017

Lenha na Fogueira - 07.06.17

O movimento cultura/lazer tá indo de vento em popa em Poro Velho. Outro dia, postei neste espaço, que quando predomina a vontade política tudo fica mais fácil.
********
Se não vejamos, desde o mês passado a Funcultural está promovendo na praça da Madeira Mamoré
o Projeto “Som Livre” no qual se apresentam músicos/cantores de todos os naipes.
********
O projeto é contínuo e para participar os músicos interessados devem procurar a Funcultural durante a semana anterior, para se inscrever na lista de três apresentações por tarde dominical, sendo meia hora para duas apresentações e uma hora para o artista com maior repertório. É como diz o Ocampo da Funcultural:
*******
“Nós temos aquele ‘tapetão’ verde ali, que é o gramado para incentivar os músicos locais. É aberto para qualquer pessoa, principalmente para os novatos, que tem produção musical, mas ainda não tem palco, não tem público formado, não tem aparelhagem de som, enfim. Lá já está tudo montado para eles”.
********
Outro projeto da prefeitura, desta feita coordenado perla Semdestur, é o “É São João no Mercado Cultural” que também está acontecendo todos os domingos no Calçadão Manelão com apresentações de grupos folclóricos e comercialização de comidas típicas.
*******
Por falar nisso, no próximo domingo dia 11, a grande atração do “É São João no Mercado Cultural” será o boi bumbá Corre Campo atual campeão do Flor do Maracujá e o boi bumbá Estrela da Fogo e o grupo de quadrilha A Roça é Nossa. “A quadrilha falta confirmar”, informa a coordenadora do Projeto Cianne.
*******
Por vontade política, na próxima sexta feira dia 9, começa o ArraiaLeste. Depois da polêmica sobre o local da montagem, os envolvidos na pendenga chegaram a um acordo e o evento vai acontecer no mesmo local que vem acontecendo ha alguns anos.
*******
Só está faltando um pouquinho de vontade política na questão do repasse financeiro aos grupos folclóricos que vão se apresentar no Arraial Flor do Maracujá. Alô prefeito, só mais uma forcinha e a questão será resolvida.
*******
Outra coisa que está mobilizando a classe cultura de Porto Velho, é a formação do Conselho de Cultura cuja eleição vai acontecer no próximo sábado dia 10, no teatro Banzeiros a partir das oito horas da manhã. É preciso que os representantes de todas setoriais se façam presentes no encontro. O Conselho é o órgão maior do Sistema de Cultura. Vamos nessa cambada cultural.
*******
Por falar em vontade política, muito em breve o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves vai anunciar a primeira Parceria, Público Privada – PPP. Segundo nossas fontes o Mercado Cultural será administrado por uma empresa que se propôs da firmar o contrato de PPP.
*******
As fontes dão conta, que a partir do mês de julho, todos os eventos, leia-se show musical, teatro e o que acontecer por ali será por conta da tal parceria Público Privada. Dizem que a empresa que vai assumir, vai se responsabilizar pelo cachê de quem se apresentar.
*******
Vai acabar o chororô. Não vamos mais ver o Ernesto Melo pedindo colaboração durante a Fina Flor com aquela caixinha de mesa em mesa.
*******
Com isso, o Projeto da Semdestur que reúne apresentações de grupos folclóricos, vai passar a acontecer aos domingos na Feira do Porto da praça Aluízio Ferreira. Tudo por vontade política!
*******
A Federon já começou a venda de barracas para o Flor do Maracujá. Se você está interessado em faturar algum extra, vai até a Cidade da Cultura (Parque dos Tanques) e se inscreve.
*******

Vou visitar a Exposição “Trilhos do Tempo” do Amaury Dantas que está na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Nenhum comentário: