segunda-feira, 26 de junho de 2017

Corre Campo resgata brincadeira, boi de rua


O Boi Corre Campo, com mais de meio século de história, se apresentou no bairro Caiari como antigamente, na porta das casas. Uma iniciativa popular, por vontade e esforço da comunidade. Festa familiar, bela pela tradição que preserva”.
Assim a jornalista blogueira Luciana Oliveira postou nas redes sociais, sobre a apresentação do boi bumbá Corre Campo na noite de sábado 24, dia de São João, no arraial promovido pela comunidade do bairro Caiari, que reside no quarteirão da Duque de Caxias com a Rogério Weber.

Na realidade, a diretoria do Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental na pessoa da presidente professora Maria José Brandão Alves – Dona Branca e do Amo Sílvio M. Santos, sentindo que a cada ano fica mias difícil conseguir jovens com disposição para brincar no boi, nas inúmeras apresentações que acontecem no período das festas juninas, resolveu, voltar ao tempo que os bois bumbás saiam pelas ruas de Porto Velho, cantando e dançando toada no rumo das residências dos “categas” (pessoas com maior posse financeira), para se apresentar nas noites de Santo Antônio, São João e São
Pedro. Assim sendo, resolveu atender solicitações feitas por diversas pessoas para dançar nas arraias comunitários. “Só que avisamos que nossa apresentação será pautada na brincadeira de antigamente, ou seja, no boi de rua e não naquela apresentação que a gente faz concorrendo ao troféu de melhor no Flor do Maracujá”, explicou a professora Maria José Brandão. Esse estilo de apresentação começou quando o grupo foi convidado a participar do Projeto da Semdestur: “É São João no Mercado Cultural” e o público adorou. “Tanto que fomos convidados para dançar na noite de São João no arraial do bairro Caiari” disse Sílvio Santos.

A próxima apresentação será sábado dia 1º de julho, no arraial da “Confraria Pobres do Caiari” na rua Presidente Dutra entre a Carlos Gomes e a Duque de Caxias. É como disse Luciana Oliveira: “Festa familiar, bela pela tradição que preserva”.

Nenhum comentário: