terça-feira, 25 de abril de 2017

Lenha na Fogueira - 26.04.17

Musica de artista local nas rádios de PortoVelho é coisa dificil de se ouvir. São contadas nos dedos as músicas de artista/cantores/compositores de Porto Velho e do estado de Rondônia tocadas em nossas rádios.


********
Na edição do Diário Revista do último domingo, o jovem jornalista (estagiário) Jaylson Vasconcelos em entrevista com os integrantes da Banda “Fora do Script”, nos coloca frente a frente com o problema, vivido não só pelo grupo, mas, por todos os artistas locais que tem música gravada.


********


Acontece que os programadores de nossas rádios em especial das FMs não colocam nas grades de suas programações, músicas de artista locais, alegando falta de qualidade da gravação.


********
Pura balela – Como é que eles tocam músicas com baixíssima qualidade em suas gravações. Gravações que podemos classificar como feita nas coxas, ou seja, em estúdios sem nenhuma qualidade, só porque receberam a gravação via plataforma digital, (e-mail, watts app, etc|).


*******
Escrevo isso, porque também recebo diariamente, centenas de músicas gravadas sem nenhuma qualidade, mas, que seus produtores sabem do poder da comunicação via plataforma digital e distribuem esses produtos para tudo quando é mídia. É claro que no meio de tanta “baboseira' vem também coisas muito boas.


********
Aí quando um cantor local chega com seu trabalho em CD ou outra qualquer plataforma digital, recebe de cara um NÃO. “Não posso tocar sua música porque a gravação não tem qualidade”.


*******
Hoje em Porto Velho e em Rondônia, existem estúdios dotados de equipamentos da mais alta qualidade, do que existe de mais moderno em se falando em equipamento eletrônico. Não ficamos a dever PN para os estúdios do sudeste brasileiro, ou do centro-oeste.


*******


Tenho conhecimento de músicos, cantores que gravaram parte de suas músicas nos estúdios de Porto Velho e parte nos estúdios do sudeste e a qualidade é a mesma. Só que nossas rádios não tocam músicas desses cantores.


*******
Olhem só. O compositor Bado tem um ótimo trabalho musical e esse trabalho você não ouve em nossas rádios. Bado inclusive gravou em Porto Velho, São Paulo e Minas Gerais e nem assim suas músicas entram na programação das rádios locais.


********
Zezinho Maranhão do mesmo jeito. Alguma e outra música do Zezinho se ouvia nas rádios de Porto Velho.


********
Sílvio José – Silvinho lançou um CD super bem produzido, valorizado no Amazonas e nem assim toca nas rádios de Porto Velho.


*******
A Banda Nitro fez sucesso fora de Rondônia, mas, nossas rádios pouco deram cartaz para as músicas produzidas pelo Denis e Cia.


********
A Banda Versalle nunca mais se ouviu nas rádios de Porto Velho. E por vai. Nossos apresentadores de programas não sabem valorizar a produção local. O negócio deles, é tocar o que dizem pra eles “que está fazendo sucesso no Brasil”.


*******
Os locutores apresentadores de programas das nossas rádios, não sabem o poder que eles tem para transformar um produto em sucesso. Assim mesmo, dou minha cara a tapa se existe algum que possa dizer, essa música fui eu quem colocou no sucesso.


*******
Nossos apresentadores de programa de rádio são verdadeiros “maria vai com as outras”. Não são capazes de perceber o valor musical de um Binho, Augusto Silveira, Tom Brito, Gioconda, Elisa Cristina, Ceiça Farias, Kalli, Cobras do Forró e tantos outros talentos de Rondônia.


*******

É claro que existem as exceções como o menino que apresenta o programa cultural aos sábados na Rádio Cultura FM, e a turma da Transamazônica que tocam músicas dos nossos artistas. Será que estão querendo implantar o sistema “JABA” ou já existe isso em Porto Velho? 

Nenhum comentário: