terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Pirarucu do Madeira desfila no próximo sábado


Sábado 18, o folião de Porto Velho, terá a oportunidade de brincar carnaval no bloco mais democrático da cidade, o Pirarucu do Madeira.
O cordão comandado pelo casal Luciana Oliveira e Ernande Segismundo tem como tradição se apresentar com um pequeno carro de som, sem venda de abadá e o que é mais importante, os músicos da Banda fazem todo o circuito a pé. Outra característica do bloco que está em seu 24° desfile, são os “Bonecões” no estilo carnaval de Olinda. Como nada é comercializado no bloco, os amigos ajudam de várias formas. O jornalista Sílvio Santos é quem leva a boneca gigante da professora Marise Castiel. “Uma honra carregar uma figura tão emblemática do nosso carnaval. Não sinto o peso, nem canso”, disse.
Todos os anos o bloco exalta um ritmo, elemento ou manifestação da cultura popular brasileira, como forma de mostrar que o carnaval é multicultural e não só o que domina os meio de comunicação de massa.
Para 2017, o Pirarucu exalta o boi-bumbá ou bumba meu boi, um personagem folclórico presente em tradições de várias cidades, em datas festivas durante o ano e também no carnaval.
Já homenageamos o frevo, maracatu, o Arraial da Pavulagem de Belém do Pará, o Cavalo Marinho da zona da mata pernambucana, enfim, queremos fazer do Pirarucu uma grande vitrine das manifestações culturais do país”, disse Ernande Segismundo, fundador do bloco.
Circuito
Este ano o desfile está marcado para as 16 horas, mas a concentração começa duas horas antes, na avenida Pinheiro Machado, ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.

O bloco segue até a Joaquim Nabuco, retorna pela Carlos Gomes e termina no Calçadão Manelão durante o ensaio do Galo da Meia Noite.

Nenhum comentário: