sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Lenha na Fogueira - 11.02.17


A melhor programação de almoço deste sábado 11, é a Feijoada das Peripécias do General que vai ser servida na Sede da Banda do Vai Quem Quer a partir do meio dia.
*********
A Feijoada é para arrecadar recurso para ajudar no pagamento da edi ção do livro As Peripécias do General de autoria do Sílvio M. Santos.
*********
Qualquer coisa entre em contato via telefone 9 9302-1960
*********
Hoje o público carnavalesco de Porto Velho, pela primeira vez, vai curtir a realização do Baile Municipal no meu da rua, ou melhor, no Calçadão Manelão.




*********
Já pensou! O Calçadão Cultural Manelão realmente se transformou no ponto de encontro dos foliões de Porto Velho. Não só dos foliões, mas, de todos que gostam de prestigiar eventos culturais.




********
Hoje especialmente, porque vai abrigar o Baile Municipal que segundo tão falando pelos bastidores da política, que o prefeito Hildon Chaves vai aproveitar o evento para festejar sua posse como prefeito da capital de Rondônia.




*******
Para isso, convidou todo seu secretariado para marcar presença e se possível fantasiados. Na hora da passagem da Chave da Cidade para Sua Magestade Rei Momo 1° e Único ele (prefeito) quer todo seu staf cantando “Ô abre ala que eu quero passar...”.




*******
Quem voltará a ser a guardiã da Chave da Cidade que será entregue ao Rei Momo Thiagão é a simpática Maria da Chave personagem criada pela multi artista Maria Luíza Silva – Lu Silva. “O papel da Maria da Chave é ser a guardiã da Chave que o Rei Momo vai receber do prefeito, pois o Rei tem muitas atividades durante o período carnavalesco e por isso, não deve ficar o tempo todo segurando o adereço, coisa que passa a ser da alçada da Maria da Chave”, explicou Lu Silva.




********




A Corte do Rei Momo entre outros integrantes conta com o Arauto aquele que lê os decretos a serem obedecidos durante o período carnavalesco. O Bobo da Corte que anima os demais membros com suas “idiotices”. A Rainha porque não existe Rei sem Rainha e suas Princesas. O tocador de Clarim para anunciar através do Toque do Clarim que O Rei e Sua Corte estão chegando e seus súditos têm que lhe render as honrarias. Os foliões da Corte e no caso de Porto Velho a Maria da Chave.




*******




O carnaval de Porto Velho já contou com grandes Reis Momos. Mourão Paulo, Emil Gorayeb foram os que mais se destacaram nas décadas de 50/60. José Ferreira e o Padre Clérico nos anos 1970.




********
Manelão foi o Rei Momo que mais se destacou. Foi Rei Momo nos anos de 1979, 1980 em 1981 ao ser convidado novamente pela prefeitura, não aceitou, porque a municipalidade não havia pago as despesas da Corte do carnaval de 1980. Foi então que juntamente com seus amigos de Corte resolveu criar a Banda do Vai Quem Quer, que desfilou pela primeira vez no carnaval de 1981.




********
Depois do Manelão a Corte nunca mais se apresentou completa. O mais que a prefeitura coloca é o Rei e a Rainha. Ultimamente não tem colocado nem mesmo o Arauto.




********
Aliás, o Arauto mais famoso que inclusive atuou em várias cortes, entre elas a do Manelão foi o Osires Lobo.




********




Recentemente no tempo que o Ariel e depois o Tata foram presidente da Fundação Iaripuna colocaram uma Corte mais ou menos parecida com as antigas, meu amigo Greg era o Bobo da Corte e tinha o Vrena e a Lu Silva antes de ser a Maria da Chave. Tinha até o Arauto.




*******
No tempo que o trem da Madeira Mamoré ainda corria pelos trilhos da lendária ferrovia, O Rei Momo chegava de Litorina e desembarcava na estação da Madeira Mamoré onde estavam os blocos de todos os clubes sociais da época.




********
Dali o cortejo seguia pela Sete de Setembro até a praça Mal. Rondon onde acontecia a última Batalha de Confete. Na época o Rei Momo assumia o comando da cidade a partir do sábado magro.




*******
De qualquer maneira a realização do Baile Municipal e a entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo, é muito importante para o desenrolar do carnaval.




********

O Rei mandou cair dentro da folia! E lá vou eu!

Nenhum comentário: