sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Lenha na Fogueira - 04.02.17


Foi muito bacana a festa de inauguração do Calçadão Cultural Manelão. Esse é o nome oficial do espaço que fica entre o Mercado Cultural e a Praça Getúlio Vargas.
********
O prefeito Hildon Chaves descerrou a placa junto com a filha do Manelão Siça Andrade e todo mundo aplaudiu. Quem estava com o sorriso da largura do rosto era o presidente da Funcultural de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes pois marcou seu segundo gol de placa a frente da Fundação em menos de dez dias.
********
O Projeto do vereador Léo Moraes virou Lei no ano de 2013 e somente agora o espaço foi inaugurado, isso chama-se visão de marketing. O prefeito anterior bem que poderia ter inaugurado o espaço, porém como sua equipe não pensava o pensamento cultural deixou pra lá.
********
Foi só o Ocampo assumir que convenceu o prefeito Hildon a inaugurar o patrimônio cultural. Veja como aconteceu a decisão. Assim que o Ocampo assumiu a Funcultural, acho que no primeiro dia de sua administração, convidou a Siça e Eu (Silvio Santos) para uma conversa em seu gabinete e essa conversa, era para combinar a inauguração do espaço. O que nos pegou de surpresa.
********
Na ocasião, Ocampo perguntou a Siça se ela tinha condições de fazer o lançamento das camisetas da Banda do Vai Quem Quer para o carnaval deste ano, no dia da inauguração 2 de fevereiro. Siça respondeu positivamente, até porque as camisetas já estavam em Porto Velho.
********
Aí a Siça virou na minha direção e perguntou: “Sílvio dá pra você também fazer o lançamento do seu livro na mesma data?”. Respondi que o livro já estava na gráfica e que iria convencer a equipe a me entregar o livro antes do dia 2 de fevereiro. Deu tudo certo!
*******
Daí a festa foi praticamente perfeita, se não fosse o chuvisco que caiu. A escola de samba Acadêmicos do São João Batista que vai contar a história do Manelão este ano em seu desfile, levou Mestre Sala e Porta Bandeira, algumas passistas, o intérprete de samba enredo Banana Split o cavaquinho do Arthuzinho, a Cris pra fazer back e a bateria do mestre Silfarney e o samba comeu no centro, logo após as musas apresentarem as camisetas da Banda para o carnaval deste ano.
********
Enquanto o samba rolava, eu autografava exemplares do livro As Peripécias do General e foram muitos exemplares, já estava fazendo calo no dedo de tanto autógrafo. Obrigado a todos que compraram o livro e com isso estão me ajudando a pagar a gráfica.
*******
Agora Porto Velho tem um espaço dedicado exclusivamente a eventos culturais de médio porte. É o Calçadão Cultural Manelão.
*******
Segundo o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes a partir do mês de março, o espaço vai receber eventos culturais de terça a domingo. “O Mercado só vai fechar às segundas-feiras”.
*******
Agora todos os eventos que acontecerem ou acontecerão ali, terão que ser anunciados da seguinte maneira, segundo o presidente da Funcultural: Exemplo: “Hoje no Calçadão Cultural Manelão vai acontecer o segundo ensaio do bloco Galo da Meia Noite”
*******
O mais que pode acontecer é citar: “No Calçadão Cultural Manelão em frente ao Mercado Cultural”, deu pra entender jornalista “babaca?”.
*******
Já que falamos: Hoje o Galo da Meia Noite vai apresentar os abadás para o carnaval deste ano. As musas do Galo desfilam a partir das 21 horas na passarela que será montada no Calçadão Manelão.
*******
Tão falando que o Pataka vai colocar uma das musas apenas com o corpo pintado. É como diz o Luciano Ruck: “Loucura, loucura, loucura!. Quem será? Será que será a musa da escola São João Batista Dulce Silva?
*******

Vai lá! Tem um detalhe, estarei autografando o livro As Peripécias do General durante o ensaio do Galo!

Nenhum comentário: