quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Adeus a Abelardo Towner de Castro – Besó

Rondônia perdeu no dia de ontem 23, um de seus filhos mais carismáticos, seja como estudante, professor, político ou administrador público, Abelardo Towner de Castro Filho também conhecido como Abelardinho e para os mais íntimos como Besó.
O João Paulo das Virgens postou muito bem, no grupo “saudosismo portovelhense”: Abelardo o paraense naturalizado portovelhense. Realmente Abelardo apenas nasceu no estado do Pará sua infância, adolescência e toda vida foi em Porto Velho.
Na juventude Abelardo foi presidente da União Rondoniense dos Estudante – URES onde se destacou como ótimo orador. Quando veio a Revolução de 1964 destacou-se como opositor ao regime militar e ajudou a criar o MDB. Ferrenho defensor do líder maior Jerônimo Santana foi o criador juntamente com seu cunhado Negão (Lucini Pinheiro Filho) do refrão que firmou o codinome “Bengala”. “Bangala neles Jerônimo, Bengala neles...”. Se elegeu vereador por duas vezes em 1972 e em 1976. Na Câmara segundo registra Das Virgens foi defensor dos colonos, seringueiros, ribeirinhos e garimpeiros.
Foto do acervo do Ivo Feitosa
Abelardo tentou por duas vezes se eleger deputado federal quando o Território de Rondônia tinha direito a apenas duas vagas na Câmara dos Deputados em Brasília. Quando Rondônia passou a estado se candidatou a deputado estadual não logrando êxito, porém quando o PMDB assumiu o governo estadual em meados da década de 1980, foi secretário de Cultura desenvolvendo ótimos projetos em prol dos movimentos culturais de Rondônia
Abelardo Castro era um homem sem medos e enfrentava a todos e tudo. Foi um destemido pioneiro que hoje brilha no Céu de Rondônia.

Abelardo Castro por tudo que fez por Rondônia merece todas as considerações e honras. Descansa em Paz!

Nenhum comentário: