quinta-feira, 10 de março de 2016

Lenha na Fogueira - 11.03.16


Ontem postei que não queria mais saber de carnaval, pelo menos este ano. Porém, disse também que para não queimar minha língua, iria divulgar o resultado da apuração das escolas de samba do Grupo de Acesso.
********
E aqui estamos divulgando o resultado, que deu como vencedora a escola de samba Império do Samba do Areal comandada pelo Waldomiro Mirim. Fazia um bocado de tempo que a escola vermelha e branca da rua Joaquim Nabuco no bairro do Areal não venceria na sua categoria.
*******
Aliás, em 39 anos de existencia esse é o segundo título da escola que nasceu, Bloco Bermuda Listrada, se transformou em Bloco da Borracha e finalmente escola Império do Samba do Areal.
*******
Tudo que a Império do Samba conquistou desde quando o pessoal da quadrilha JUABP passou a fazer parte da direção deve a diretoria da Fesec quando tinha na presidência o Ariel Argobe e as demais agremiações queriam porque queriam eliminar a escola do Mirim dos quadros da Fesec.
*******
A discussão que contava com o apoio da maioria das entidades filiadas a Federação, se pautava nos desfiles da Império nos carnavais de 2010 e 2011. Teve um ano que a escola estava tão pequena que passou pela avenida em 15 minutos, aliás, só chegou a esse tempo, porque a direção da Fesec pediu para a escola parar um pouco, se não, passaria em menos de dez minutos.
*******
Foi então que os sobrinhos do Mirim Mary Ciane e Thiagão resolveram ajudar o titio e como a Mary é ligadíssima a direção da JUABP convenceu o presidente da quadrilha João Big a se integrar a escola de samba. Em 2012 já contando com o pessoal do Big, a Império fez um grande desfile e só não ganhou, porque foi penalizada pela comissão de avaliação por ter chegado à concentração fora do horário estabelecido no regulamento.
*******
Este ano, quem acompanhou os ensaios e o zum zum que surgiu sobre o desfile da escola, sabia que eles viriam muito bem. Em várias colunas coloquei que a Império do Samba tinha tudo para ser a campeã.
*******
Não sei se vocês lembram a brincadeira que fiz entre o Cristóvão presidente da Unidos da Rádio Farol e seu Carnavalesco Carlinhos Maracanã e o Pedrinho. Ao saber que a direção de carnaval da Rádio Farol havia dispensado o Pedrinho de Mestre Bateria e o Mirim o contratou para ser o Mestre da sua escola. Escrevi: Já pensou se o Pedrinho sobe para o Grupo Especial comandando a bateria da escola Império do Samba?
*******
Pois aconteceu, a bateria da Império ganhou a melhor pontuação entre as baterias do Grupo de Acesso e o Pedrinho para o ano, vai desfilar no Grupo Especial enquanto seu irmão Cristóvão e sua escola Unidos da Rádio Farol vão permanecer no Grupo de Acesso e ainda tendo que enfrentar a Acadêmicos do Armário o que não será tão fácil.
********
Outra escola que se não começar a trabalhar com bastante antecedência, vai ter que ficar por algum tempo no Grupo de Acesso é a Acadêmicos da Zona Leste. A escola da doutora Anne não correspondeu as expectativas dos carnavalescos. Todo mundo esperava um grande desfile, com muitos integrantes, já que sua sede é na Zona Leste onde existe a maior população de Porto Velho. Os caras quase não colocam o exigido pelo regulamento.
*******
Porém, a agremiação que deve ficar com a pulga atrás da orelha com a vitória da Império do Samba é a Diplomatas. Pra quem não sabe, a maioria dos integrantes da bateria do Mirim e parte da escola desfilou na Diplomatas. Para o ano a Império será concorrente da Diplomatas então...


*******

Vou gozar minhas férias, agora só daqui a 30 dias!

Água desbanca os griôs e batiza combustível

A escola de samba “Império do Samba”, em 39 anos de existencia, pela segunda (a 1ª foi em 2008) vez, conquista o título de campeã do Grupo de Acesso, e ganha o direito de desfilar junto as grandes do Grupo Especial no carnaval de 2017.
A escola do bairro Areal apresentou na passarela do samba Edson Fróes o enredo: “Agua Fonte da Vida – Mistérios e Magia” desenvolvidos pelo carnavalesco João Big.
Waldomiro Gonçalves dos Santos – Mirim presidente da agremiação, disse que estava bastante emocionado com a conquista que vinha tentando ha muitos anos. “Sempre a gente esbarrava no quesito avaliação pois, faltavam brincantes principalmente na ala de baianas e bateria”. Este ano prosseguiu Mirim, passamos a responsabilidade para a equipe da quadrilha JUABP e tudo deu certo, tanto que conseguimos colocar na avenida quase 300 brincantes, muito mais que algumas escolas do grupo especial.
A Império do Samba conseguiu dos jurados 175,1 pontos, contra 168,8 da Unidos da Rádio Farol e 164,4 da Acadêmicos da Zona Leste. Por ter se apresentado obedecendo todas as exigências do regulamento a escola não foi penalizada, inclusive estava preparada para provar que suas alegorias eram autenticas e inéditas, caso a diretoria da Zona Leste insistisse em manter o recurso alegando que as alegorias tinham sido usadas no Arraial Flor do Maracujá pela quadrilha JUBP. “Estávamos aguardando a visita da direção diciplinar da Fesec em nossa sede, para mostrar que nossas alegorias são inéditas”, disse a diretora Mary Ciane. “Com menos de R$ 40 MIL conseguimos colocar um carro alegórico e dois tripés além de aproximadamente 300 brincantes nas alas, coisa que poucas fizeram”, disse o carnavalesco João Big.
O resultado com as notas das escolas de samba do Grupo de Acesso só foi divulgada, na noite da última quarta feira 09, após a diretoria da Acadêmicos da Zona Leste retirar os recursos impetrados contra a Império do Samba. “Mesmo que os recursos fossem analisados a nossa escola só perderia um ponto, como a diferença foi de mais de seis pontos entre nossas notas e as da escola segunda colocada Rádio Farol, ficamos a cavalheiro para festejarmos nosso título”, finalizou Mirim.

Ao final da apuração que aconteceu na sede da Fesec no Parque dos Tanques, o presidente da entidade Hudson Mamedes, procedeu a entrega do troféu a mais nova integrante do Grupo Especial, escola Império do Samba.

Mulher: Força e Leveza na Francisco Meirelles

Até o dia 18 de março ficará aberta à visitação pública, na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, a exposição “Mulher: Força e Leveza”, da artista plástica regional Adelina Jacob. A mostra, aberta nesta terça-feira, 08, faz parte da programação organizada pela direção da instituição em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” celebrado nesta data. São 21 telas da artista que estão expostas no hall de entrada da biblioteca. As obras fazem abordagens a temas que envolvem o universo feminino, como o belo, o perfume, o vestuário, a vaidade, sem esquecer de focar também pela luta da mulher na busca de sua independência. As visitas podem ser feitas das 08h às 18h.
Para a curadora da exposição Ângela Schilling, da Academia Rondoniense de Letras, Adelina é dessas artistas que tem o fácil domínio das mais variadas técnicas, que desenvolve com maestria em cima de temas de fácil absorção por quem aprecia sua arte. É uma busca constante que faz com que ela fique atenta a tudo: às tendências, cores, formas e à ética.

Mulher: Força e Leveza é uma exposição de aquarelas, técnica pouca utilizada devida sua complexidade, mas que mostra, ao mesmo tempo, a delicadeza e a determinação da mulher, tida socialmente frágil, mas que permanece na busca da liberdade e do respeito”, afirma a curadora Ângela Schilling. Pensar a mulher no século 21, foi o que motivou a artista desenvolver os trabalhos expostos na biblioteca. É uma inquietação nascida, por um lado, das observações feitas em cima da organização política das mulheres, que ainda é tímida e, por outro, do que precisa avançar na sociedade como o fim da violência doméstica e sexual e da igualdade na valorização e remuneração profissional.
Adelina Jacob já participou de exposições coletivas, em Porto velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de moura, Presidente Médici, Jaru, Machadinho do Oeste, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Lenha na Fogueira - 10.03.16

E lá se foi Nana Vasconcelos o melhor percussionista do Mundo e também uma das pessoas mais humanitárias desse planeta.

*********
Tive a honra de conhecê-lo em Brasília durante o 1º Seminário de Cultura promovido pelo Ministério da Cultura em 2004. Na oportunidade passamos várias horas conversando sobre os acontecimentos musicais do momento, éramos como se fossemos velhos amigos se encontrando após longos anos ausentes.

*********
Ali fiquei sabendo da vontade que ele tinha de conhecer nosso estado, inclusive pediu para seu produtor me passar todos os seus contatos “Quem sabe, para futuros shows”, disse ele. O mais interessante era que o show que iria apresentar naquela noite (e apresentou) levava o título de “Encontro das Águas” e se passava nos rios da Amazônia.

*********
Passei a manhã de ontem procurando as fotos que fizemos juntos no espaço do centro de convenções de Brasília, e como naquele tempo não tinham tanta facilidade de armazenamento como hoje, não as encontrei entre dezenas de fotos reveladas ainda no papel.

**********
Na oportunidade o entrevistei para nossa coluna, essa entrevista foi publicada no Diário da Amazônia daquele tempo. Como nosso arquivo ainda não está digitalizado, não teve como recuperar a entrevista. (minha intenção era publicá-la na edição de hoje).

********
À noite assisti uma dos melhores espetáculos musicais da minha vida. Nana com suas tralhas, transformou o ambiente no Rio Amazonas com direito a cachoeira e até a pororoca. Tudo isso utilizando seu corpo, folhas e flande, e as palmas da platéia. Vi e ouvi o barulho das águas como se estivesse no meio do rio. Foi um espetáculo fascinante.
********
Ao retornar a Porto Velho conversei com o nosso melhor percussionista Bira Lourenço sobre a vontade de Nana Vasconcelos conhecer Rondônia em especial as cachoeiras do Teotônio e Santo Antonio (ambas ainda existiam).

********
O sonho dele se concretizou somente em 2010 quando ele veio a Porto Velho e se apresentou no Teatro Banzeiros patrocinado pelo SESC inclusive ministrou oficina de percussão no Sesc que viabilizou participação dele no evento do Sesc foi a Ceiça Farias.

********
Nosso Bira Lourenço foi o cicerone do grande percussionista e com certeza aprendeu muita coisa com ele.
*********
Quem assistiu qualquer espetáculo do Nana Vasconcelos, com certeza jamais esquecerá, pois os sons que ele conseguia tirar de qualquer coisa era maravilhoso. Numa audiência pública no Congresso nacional, um deputado questionou: Faltou você trazer seus instrumentos para nos presentear com um show. Nana saiu batendo pelas cadeiras, xícaras de cafezinho, canetas e utilizando seu corpo como instrumento e terminou aplaudido de pé pelo espetáculo de percussão. Ele era assim.

*********
O som para Nana Vasconcelos estava em qualquer objeto. “Tudo é instrumento musical ou tudo tem sua musicalidade”, dizia ele.
********
Não foi a toa que ele ganhou 08 Grammy o maior prêmio da música mundial.

********
O governo de Pernambuco decretou luto oficial pela morte de Nana Vasconcelos. O Ministro da Cultura Juca Ferreira publicou nota de pesar assim como a presidente Dilma e muitas outra autoridades. Celebridades do mundo todo postaram condolências nas redes sociais. Os jornais do mundo destacaram a morte do nosso percussionista.

********
Gostei das declarações do rapper Gabriel Pensador: "Não vou estranhar se os trovões, os ventos e as chuvas passarem a soar bem melhor, em combinações inusitadas de ritmos, depois da chegada do mestre Naná Vasconcelos ao céu".

********

Nem eu! Descansa em paz Nana! 

Naná Vasconcelos morre aos 71 anos

O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39. 

O velório está acontecendo na Assembléia Legislativa de
Até o dia 29 de fevereiro, ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, mas, depois, foi transferido para um quarto, onde pôde ter mais contato com a família.
Patrícia Vasconcelos, mulher e produtora do músico, disse que Naná passou mal após um show realizado em Salvador, no dia 28 de fevereiro, com o violoncelista Lui Coimbra. Ao retornar ao Recife, foi internado.
No ano passado, o artista passou mais de 20 dias no mesmo hospital. Naná também se sentiu mal antes de um show, mas achou que não era nada demais e seguiu com a agenda. No Recife, 
após uma bateria de exames, descobriu que tinha câncer.
"Pegou todos de surpresa, porque ele havia feito um raio-x do pulmão no ano de 2014 e uma revisão geral há dois meses e nada foi encontrado. Foi tudo muito rápido, um susto", declarou Patrícia à época.
Ao ser liberado, pouco mais de 20 dias depois, o músico falou sobre o desafio de enfrentar a doença. "Eu tenho essa situação, e tenho que enfrentar com força, pensamento positivo. E vou enfrentar com o pensamento de que eu vou chegar lá", disse no ano passado.
Naná prosseguiu, então, com o tratamento, que incluiu sessões de quimioterapia e de radioterapia, por 40 dias.
Apesar do câncer, Naná participou da abertura do Carnaval do Recife no Marco Zero, neste ano, na companhia de 400 batuqueiros. Em seu último carnaval, o percussionista dividiu o palco com o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro, grupo centenário homenageado no carnaval do Recife, com o Maracatu Nação Porto Rico, também celebrado, e com os cantores Lenine e Sara Tavares, de Cabo Verde.

Vida e obra

Apelidado de Naná pela avó, a música sempre foi a mola propulsora de Juvenal de Holanda Vasconcelos. Ele não media palavras para descrever seu amor e conexão com ela. Era como se a música fosse a energia, a batida, que movia o coração do percursionista.
No ano de 1960, Naná deixou o Recife e foi morar no Rio de Janeiro, onde gravou dois discos com Milton Nascimento. Com o cantor Geraldo Azevedo, viajou para São Paulo para participar do Quarteto Livro, que acompanhou Geraldo Vandré no icônico Festival da Canção.
A obra de Naná foi propagada e respeitada dentro e fora do Brasil. Ele fez parte do grupo Jazz Codona, com o qual lançou três discos. Chegou a gravar com B.B King, com o violinista francês Jean-Luc Ponty e com a banda Talking Heads, liderada por David Byrne, um dos grupos precursores do movimento "new wave". Nacionalmente, ele participou de álbuns de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte e Mundo Livre S/A.
O pernambucano também fez trilhas sonoras para filmes nacionais e norte-americanos. Foi eleito oito vezes, por revistas especializadas em música nos Estados Unidos, como o melhor percussionista do mundo.
Em contraponto, por sempre acreditar que a música podia transformar e melhorar a vida das pessoas, também era um humanitário nato. Naná foi responsável por criar diversos projetos sociais como o "Língua Mãe", que reuniu crianças de três continentes: América do Sul, Europa e África. Naná também defendia levar a música para dentro das comunidades carentes do Recife como forma de incentivo à educação e cultura.
Há 15 anos, a abertura do carnaval do Recife seguia sob o comando firme e talentoso de Naná. Com 12 maracatus, 600 batuqueiros e o coral Voz Nagô, o marco ocorria sempre na sexta-feira de carnaval, levando magia e beleza para a multidão de foliões. Um espetáculo que só a criatividade de Naná e a força do carnaval pernambucano podiam criar.

Repercussão
Gabriel, O Pensador, rapper, no Facebook: "Não vou estranhar se os trovões, os ventos e as chuvas passarem a soar bem melhor, em combinações inusitadas de ritmos, depois da chegada do mestre Naná Vasconcelos ao céu". Gilberto Gil, músico, no Twitter: "Minha maneira de pensar música vai continuar viva depois de mim" - Naná Vasconcelos. Descanse em paz, querido. Jair Oliveira, músico, no Twitter: "Descanse em paz, Naná Vasconcelos". Lucas Lima, músico, no Twitter: "Putz... Naná Vasconcelos...". Lenine, músico, no Twitter: Estou muito triste. Naná me deu a grande honra de caminharmos juntos em seu último cortejo. Siga em paz, mestre!". Alceu Valença, cantor e compositor, no Twitter: "Hoje viajou um dos maiores artistas e percussionistas de todos os tempos: Naná pernambucano, brasileiro...".Elba Ramalho, cantora, no Instagram: "As alfaias serão sempre tocadas em sua homenagem! Descanse em paz, queridíssimo #nanavasconcelos"


terça-feira, 8 de março de 2016

Lenha na Fogueira - 09.03.16

Esse negócio de desfile de escola de samba fora de época atrapalhou nossa agenda. Por isso, peço aos amigos leitores que não me peça para falar sobre essa ou aquela agremiação. Chega de carnaval! Pelo menos este ano.
********
Aliás, para não queimar minha língua, quando sair à decisão de quem venceu no Grupo de Acesso, vamos ter que publicar, pois é do interesse de muita gente esse resultado que só ainda não foi avaliado, porque a escola Acadêmicos da Zona Leste ta querendo ganhar no famoso “Tapetão”.

********
Alega a diretoria da Zona Leste que a Império do Samba utilizou uma alegorias a do Poseidon – Rei das Águas, que já havia sido utilizada por uma quadrilha junina, no caso a JUABP.
******
Todo e qualquer agremiação ou entidade cultural que resolver falar sobre o universo da água, vai ter que utilizar como cenário ou alegoria a figura do Rei das águas – Poseidon. A JUAB realmente já colocou no Flor do Maracujá esse tema, agora dizer que a alegoria ou a escultura é a mesma, só na cabeça de quem quer ganhar na marra.

*********
O presidente da Diplomatas tentou desclassificar as escolas Asfaltão e São João Batista, alegando que o TIGRE e a ÁGUIA também já haviam participado do Flor do Maracujá.

*********
Já a direção da Acadêmicos da Zona Leste não quis acordo, resultado até hoje ninguém sabe quem foi o vencedor no Grupo de Acesso. O Império do Samba conseguiu que o advogado da Cultura Ernandes Segismundo atue em sua defesa.

*********
Só sei que a turma do Big, diz que para a Zona Leste subir para o Grupo Especial, primeiro tem que vencer a Rádio Farol e só então terá condições de encarar o Império do Samba.

********
Vamos ficar aguardando o resultado do julgamento que só deve sair na sexta feira que vem.
********
Como estava dizendo, esse negócio de desfile de escolas de samba fora de época atrapalhou nossa agenda e pauta. Exemplo não falamos nada no dia de ontem sobre o Dia Internacional da Mulher. Por isso presto minha homenagem às mulheres na coluna de hoje:

********
Mulher como viveríamos se você não existisse?
********
Mulher, não viveríamos e nem o mundo existiria, aliás, não existiria nada humanamente falando se você não existisse. Deus percebeu que o mundo não existiria se dependesse apenas do Adão e então fez surgir EVA a responsável pela povoação de todo o planeta terra.
********
E você veio, enfrentou e enfrenta tudo quanto é adversidade, incompreensões, violência de tudo quanto é estilo. Pariu seus opressores, assim como pariu seus defensores, pariu os professores, os doutores, os trabalhadores de todas as profissões, pariu e ama os filhos que praticam atos condenados pela sociedade.

********

Ao mesmo tempo em que está na porta da igreja agradecendo graças recebidas, está na porta do presídio chorando pelo seu filho, não interessa o que ele fez, mãe é mãe.
********
Mulher, você é tudo para todos. Além de mãe que se preocupa com os filhos seja de qualquer idade, é lavadeira, cozinheira, costureira, profissional liberal, política, policial, prostituta e mãe solteira. Em todas as profissões você merece e tem que ser respeitada.

********
Nos dias atuais, muitas vezes em muitos lares, você além de mãe, é quem sustenta a prole. Sinceramente, você é o ser mais perfeito que Deus colocou no mundo.
********
Por isso nesse dia consagrado a você, além de desejarmos tudo de bom, agradecemos a Deus por ter lhe colocado em nossas vidas.
*********
Salve todas as mulheres do mundo, em especial a minha querida companheira de todos os segundos, meu amor Ana Célia Santos.

Canta Mulher realiza show no teatro Um do Sesc

 
O Projeto Canta Mulher 2016, realiza no Teatro Um do SESC nesta quarta feira  dia 09, o Palco Livre Canta Mulher e nos dias 10 e 11 de março o Show Musical Mercedes Sosa: “Gracias a la Vida” com início às 20h, entrada gratuita.
 Na sua 24ª edição, o Projeto Canta mulher foi criado no ano de 1992 pelo Fórum Popular de Mulheres em parceria com o SESC-Rondônia , inaugurando a cena de mulheres na agenda cultural da cidade de Porto Velho.
A iniciativa visa promover um espaço de articulação e visibilidade das mulheres artistas que fazem do canto a sua morada na arte e no palco da vida, estabelecendo um espaço de produção, envolvendo arte, musica e poesia, através do resgate da obra musical de compositores(as) e intérpretes com produção nacional e local.
Esse ano o projeto inaugura no dia 09 de março mais uma agenda musical, o Palco livre Canta Mulher com a participação de várias interpretes da musica popular brasileira e da musica regional com o Show Musical “as musas do canto”, levando ao palco  as artistas Gioconda Trivério, As Pastoras, Aldenice Bento, Ellen Cristine, Patrícia Moraes, Luana Shockness, Marla Souza, Larissa Santos, Laís Fernandes e Selene Costa (Leninha).
Na edição tradicional do Projeto Canta Mulher, será realizado nos dias 10 e 11 de março, o Show Musical Canta Mulher Mercedes Sosa: “Gracias a la Vida”,  marcando um encontro com as vozes de  Charlene Marques, Helena Prado, Elisa Cristina e Izabela Lima. O show viaja pela história e obra musical de Mercedes Sosa, por meio da sua expressão musical como artista, mulher e cidadã que viveu como “pássaro livre, em direção ao vento”, invadindo as fronteiras das Américas, revelando no seu canto um mundo livre, unindo nos compassos da história, a musica folclórica latina, a luta pela liberdade, um mundo de Paz e a unidade dos povos latino-americanos, tornando-se  conhecida como a “voz da América Latina”, sendo considerada como o “Símbolo de Libertação da América Latina”.

O Projeto Canta Mulher é realizado pelo Fórum Popular de Mulheres e pelo SESC, conta com a parceria da Associação Cultural O IMAGINÀRIO, o apoio cultural do SINTEL, CPPT CUNIÃ, SINDUR, SEEB, CUT-RO, DENTAL NORTE e UNIMED.

"Recolon", solo de dança sobre o ribeirinho rondoniense

O solo de dança contemporânea "Recolon", contemplado com o Prêmio Funarte de Dança 2014 se encontra em processo de montagem em Manaus.
O espetáculo aborda o contexto ribeirinho defasado pelas construções do complexo de Usinas do Rio Madeira.
"Desde 2014 venho analisando os impactos e adaptações de ribeirinhos e sitiantes afetados pelas usinas, essas observações e vivências desencadearam na composição do Solo" diz Leonardo Scantbelruy, intérprete-criador de Recolon.
O projeto recebe ainda a interlocução das bailarinas Gilca Lobo, de Porto Velho e Elisa Schmidt, de Florianópolis. Para o intérprete, é importante estabelecer esse diálogo e intercâmbio com as pesquisadoras.

Recolon estreia em Manaus, realizando uma série de ensaios abertos, além de uma temporada de apresentações na capital manauara. Em seguida, segue pera apresentações únicas em Porto Velho e em Florianópolis.

O primeiro ensaio aberto ao público ocorrerá no início de Junho, em Manaus, na programação do 35° Congresso Internacional de Teatro. Maiores informações: facebook.com/arterecolon  

segunda-feira, 7 de março de 2016

Lenha na Fogueira - 08.03.16

Porta Bandeira Terezinha e Mestre Sala Emerson
Ninguém se afogou durante o aguaceiro que caiu na noite do último sábado em Porto Velho, fazendo com que os desfiles das escolas de samba atrasassem em mais de duas horas.
********
O certo foi que aconteceu mesmo com as arquibancadas vazias. A Escola Asfaltão começou a desfilar quando já ia dar meia noite. Era pra entrar por volta das 23 horas, porém um dos integrantes da ala da harmonia (apoio do interpretes do samba), ficou enrolando dizendo que o som não estava bom e coisa e tal e ainda esculhambava a direção da Fesec.
********
Não era preciso porque a Asfaltão era a única escola que estava com todos seus brincantes presentes, pois as demais foram prejudicadas pela chuva torrencial. O desfile da escola do Tigre, foi muito bonito. Já na Comissão de Frente dava pra sentir que seria um verdadeiro espetáculo e foi. A Bateria Pura Raça é Nota Dez com louvor. Não gostei da nota que deram pro samba. Na minha humilde opinião o único quesito fraco da Asfaltão foi o Mestre Sala.
.
********
A vitória da Asfaltão foi incontestável. Porém, em determinado momento, achei que nem eles esperavam levar o título para a Tenda do Tigre. Digo por quê!
********
Quando a escola de samba Acadêmicos do São João Batista terminou seu desfile já no amanhecer de domingo, os integrantes da Asfaltão que permaneceram na avenida saíram todos cabisbaixos. Alguns chegaram a comentar com esse colunista que também é da São João Batista: “Ninguém tira essa de vocês. Porém como quem morre de véspera é peru...
********
Domingo quando começou a apuração e o jurado Vanderley tirou três décimos da Bateria Treme Terra a turma da azul e branco começou a ficar com a pulga atrás da orelha.
********
Acontece que veio a nota de Harmonia quando a jurada Lucia Menezes deu apenas 8. Na justificativa ela colocou que “havia muito espaço”. Porém dentro do ônibus que levou os jurados até suas residências, ela e a jurada Agelica Carvalho que julgou Fantasia, disseram que haviam dado nota baixa para a São João Batista “porque a escola contou com patrocínio de uma grande empresa”.

********
O julgador do quesito Harmonia não tem nada a ver se a escola desfilou compacta ou não, essa avaliação é do julgador de Evolução. Veja o que diz o Manual do Julgador que acho que o Monteiro passou a todos os julgadores.

********
QUESITO ARMONIA - Harmonia, em desfile de Escola de Samba, é o entrosamento entre o ritmo e o canto. Para conceder notas de 08 à 10 pontos, o Julgador deverá considerar:  A perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo, pelos componentes da Escola, em consonância com o “Puxador” (Cantor Intérprete do Samba) e a manutenção de sua tonalidade;  O canto do Samba-Enredo, pela totalidade da Escola; a harmonia do samba. Não levar em consideração: a eventual pane no carro de som e/ou no sistema de sonorização da Passarela; questões inerentes a quaisquer outros Quesitos. Ta vendo aí Neguinha!
*********
 Não aconteceu em nenhum momento o atravessamento que é quando o ritmo da Bateria vai prum lado e o canto pro outro. Querida amiga Neguinha (ela é minha amiga mesmo) ou você estava com problema de audição ou deu a nota mínima por maldade. Sei também que foi você que fez a cabeça da Agerica para que ela também dessa a nota mínima para a São João Batista.
*********
Ainda teve as notas baixa para o samba enredo (9,8 e 9,7). Pra encerrar com chave de ouro, uma jurada de M.Sala e P. Bandeira (cuja apresentação foi espetacular) deu nota nove para a São João Batista. Foi o cheque mate. Pano, pano por favor!

Asfaltão – O Sonho que virou realidade e foi BI

Com um desfile considerado perfeito, apesar das intempéries do tempo, que se transformou num verdadeiro dilúvio na Passarela do Samba Edson Fróes na noite de sábado 05, ao ponto de os carnavalescos pensarem no adiamento dos desfiles, a escola de samba Asfaltão levou para a famosa Tenda do Tigre o troféu de campeã dos desfiles das escolas de samba de 2016. Aliás, Bi campeã.
Com o total de 177,4 pontos dados pelos jurados, o GRES Asfaltão conquistou o título de campeão do carnaval de 2016, o que lhe confere seu primeiro Bi-Campeonato como escola do Grupo Especial: “Não Sei se é Sonho, Utopia ou Ilusão – Vou Cumprir Minha Missão”, tema criado pela pastora Silvia Pinheiro com o samba da parceria Mávilo e Waldison Pinheiro a escola fez um belo desfile, encantando principalmente com a apresentação da Comissão de Frente, Bateria Pura Raça e do próprio samba enredo. Na realidade a Asfaltão foi a única escola que se apresentou com as alas completas de acordo com a pretensão da diretoria, pois, por ser a primeira a entrar na Passarela Edson Fróes, seus brincantes chegaram cedo ao Parque dos Tanques, enquanto que muitos brincantes e até alas completas das demais agremiações, não conseguiram chegar, em virtude da chuva torrencial que desabou sobre a cidade naquela noite.


Os jurados assim pontuaram a escola Asfaltão nos nove quesitos em julgamento: Bateria – 20; Samba Enredo – 19,6; Harmonia – 19,8. Evolução – 20; Enredo – 20; Alegorias e Adereços – 19,0; Fantasia – 19,8; Comissão de Frente 20 e Mestre Sala e Porta Bandeira – 19,2 = 177,4.

A realidade se transformou em Utopia na S.J Batista

No amanhecer de domingo os dirigentes, simpatizantes e integrantes da escola Acadêmicos do São João Batista deixaram a Passarela do Samba com a certeza que seriam campeõs do carnaval das escola de samba deste ano.
A realidade começou a ser percebida logo  na abertura do primeiro envelope com o quesito BATERIA e a escola recebeu apenas a nota 19,7 (um jurado tirou 3 décimo da Treme Terra do Silfarney). A maioria da torcida presente na Passarela era da São João Batista que comentaram, vamos recuperar esses 3 décimos com o samba. Foi outra decepção, Paulinho Rodrigues e Ronildo Carvalho pontuaram o samba do Silvio Santos com 19,5 (9,8 e 9,7), Aí veio o primeiro cheque mate com as notas do quesito Harmonia, José Carlos Lobo deu nota 10 enquanto a Lucia Menezes – Neguinha pontuou a escola com a nota mínima que era 8. “Essa foi na jugular”. Em evolução a escola conseguiu a nota 19,7; no Enredo nota 20; mesma nota de alegorias e adereços (20). Para acabar com tudo que era Sonho, a jurada Agelica Carvalho também deu nota 8 para o quesito Fantasia e o outro jurado deu nota 9,9 somando 17,9; Pra completar a jurada Ariane Tonon pontuou o casal de mestre sala e porta bandeira apenas com 9 pontos, enquanto a jurada Solange deu nota 10. No final O GRES Acadêmicos do São Batista somou 173,8 pontos ficando com o

2º lugar.

Em terceiro lugar ficou a Diplomatas do Samba com 169,0 pontos e em 4º descendo para o Grupo de Acesso a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande com apenas 160,0 pontos.

domingo, 6 de março de 2016

Escolas do acesso lotam as arquibancadas


As escolas de samba Academicos da Zona Leste, Império do Samba e Unidos da Rádio Farol, se apreentaram na noite de sexta feira 04, abrindo os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec em Porto Velho.
A festa começou com atraso de mais de uma hora e meia, com os representantes do governo estadual e municipal juntamente com a direção da Fesec, discursando para o pequeno público presente até então.
Lavagem da Passarela – Pela primeira vez nos desfiles das escolas de samba de Porto Velho, a Passarela Edson Fróes foi lavada com água de cheiro. O Movimento de Religiões de Matrizes Africanas – Terreiro, foi o responsável pelo ritual que também promoveu o “Ato pela Paz”, os coordenadores da ação foram o Pai Francisco de Odé e a Mãe Nilda da Oxum.

Desfile das Escolas



Acadêmicos da Zona Leste – A caçulinha das escolas de samba, entrou na avenida desenvolvendo um tema que tinha como objetivo, contar a história da Cerveja o “Combustível da Alegria”, pesquisa do Sandro Sarará. Apesar do ótimo samba de autoria do Ernesto Melo, da boa Comissão de Frente (garçõns), da bateria do mestre Paulinho Santana e da apresentação do casal mestre sala e porta bandeira, a escola não esplorou devidamente o enredo, o que permite dizer, que dificilmente vai conseguir levar o título para sua Comunidade.


Império do Samba – Logo de cara, a platéia que agora sim lotava as arquibancadas, começou a aplaudir espontaneamente a escola de samba do Mirim. Comissão de Frente muito bem coreografada, ala de baianas bonita e muitos integrantes “A escola colocou na passarela quase 300 integrantes”, alertava o presidente da Fesec Hudson Mamedes. Além disso, o carnavalesco João Big soube utilizar o que pede o Regulamento, que exige do grupo de Acesso, no mínimo um carro alégorico e um tripé. Big colocou uma alegoria em grandes proporções “Netuno” (Poseidon) Deus das Águas (O tema era Água Fonte da Vida) e mais, com várias composições (destaque), bateria com bom andamento e o samba correspondendo com as expectativas, a Império do Samba tem tudo para desfilar pela primeira vez após 30 anos de existencia, no Grupo Especial no carnaval de 2017.

Unidos da Rádio Farol 


O carnavalesco João Carlos Alves – Carlinhos Maracanã colocou na passarela, a história dos “Grios da África na Refigiosidade Brasileira”, apesar do ótimo carro alegórico muito bem confeccionado, faltou mais animação, as fantasias estavam sem brilho, casal de mestre sala e porta bandeira não correspondeu. O samba não comprometeu e nem a bateria porém, o grande destaque vai para a ótima Comissão de Frente. Briga com a Zona Leste pelo segundo lugar.

sexta-feira, 4 de março de 2016

História de Assis e Nair será contada na Passarela do Samba


A história do casal Assis e Nair Gurgacz criadores de várias empresas, entre elas a Eucatur e o SGC, será contada detalhadamente na noite de hoje 05, durante o desfile da escola de samba Acadêmicos do São João Batista na Passarela do Samba Edson Fróes marcado para iniciar aos 30 minutos da madrugada de sábado. Acompanhe como a história do casal de empreendedores será apresentada:
Sinopse
O enredo começa na cidade paranaense de Cascavel de onde o casal partiu, para desbravar as terras de Rondônia, o Novo Eldorado Brasileiro que surgiu no final da década de 1960.
Assis ainda adolescente foi mandado por seus pais para uma cidade maior para estudar, porém, nos momentos fora da sala de aula ele passou a engraxar sapatos pelas ruas da cidade.
Na realidade, seu sonho era ser Motorista de Ônibus e até comprar um Ônibus. Conseguiu a carteira de motorista e passou a transportar PINGA do interior de São Paulo para o Paraná, até que o dono do alambique senhor Barnabé, admirado pela vontade de vencer daquele jovem motorista, lhes deu uma CARGA DE PINGA “Vai vende e com o dinheiro, monta um negócio pra você. To te dando de graça essa carga”. Nesse ínterim Assis conhece Nair com quem se casa.
De volta a Cascavel, passaram a vender Lingüiça, Máquina de Costura, Rádio Receptor e outros produtos fáceis de comercializar com os colonos. Até que no dia 31 de março de 1964, justamente no dia que as Forças Armadas tomaram posse do poder brasileiro, o Casal conseguiu comprar seu primeiro Ônibus (JARDINEIRA) e passaram a transportar os colonos na chamada Linha do Mato em Cascavel.

Quando o governo começou a colonização no Território de Rondônia, Assis e Nair não contaram conversa, mesmo sabendo que aqui ainda não existia estrada pavimentada, era apenas um caminho que seguia a trilha telegráfica de Rondônia até Porto Velho, se embrenharam na nova empreitada em Busca do Novo Eldorado. Trazendo colonos do sul do país para Rondônia.
Hoje Assis e Nair não conservam apenas aquela “Jardineira”, são os líderes de um dos maiores grupos empresarias brasileiro, contando com empresa de transporte, comunicação, mineração e até faculdade.
“Essa brilhante história será contada através do nosso samba enredo, das nossas alas e alegorias. Esperamos ser entendidos por todos que estiverem apreciando nosso desfile na Passarela do Samba Edson Fróes”  afirma o presidente da escola Pai Beto, lembrando: “Nossa Águia vai fazer um verdadeiro passeio pela história de Assis e Nair o casal empreendedor que ajudou e ajuda a construir o desenvolvimento do estado de Rondônia”
“Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair – Um Sonho que Virou Realidade e Foi Além”

ROTEIRO DO DESFILE

Setor 01 - Comissão de Frente (Coreografo – Bené); Jardineira (Elemento Cenográfico). CARRO (tripé) ABRE ALAS (Águia o símbolo da escola).
ALAS - Anjos, Vendedor de Pinga, Vendedor de Lingüiça e Engraxate. BAIANAS - Fantasia Costureiras – homenagem a Mãe de Assis.
CARRO ANJOS DE MARIA - Guiando o casal de Cascavel (PR) a Rondônia.          
CASAL DE MESTRE SALA (Emerson Nascimento) e PORTA BANDEIRA (Terezinha) - Fantasia Céus de Rondônia
BATERIA (Treme Terra) - Mestre Silfarney Silva; Rainha - Jak Treme Terra
PASSISTAS
Setor – 02 - ALAS - Pioneiros, Novo Eldorado, Ecologia (apenas cinco integrantes), Índios.  
CARRO – ELDORADO - 2º CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA
Setor – 03
ALAS - Jornal Impresso, TV, Rádio, Formandos (Faculdade)
ALA das Crianças (VÓ NAIR).
CARRO - O FUTURO CHEGOU (Comunicação)
Setor – 04
ALA – Romeiros – O Casal costuma acompanhar Romeiros até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
ALA - AMIGOS DE ASSIS E NAIR
CARRO – DA FAMÍLIA.


Letra do Samba Enredo
Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair – Um Sonho que Virou Realidade e Foi Além


Samba de Silvio M. Santos
Interprete Claudio Roca (Banana Split)


Voa minha águia
Contando a história de um casal empreendedor
Ô ô ô ô                                                                                 (BIS)
Assis e Nair
Abençoados pela Mãe do Criador.
De engraxate a vendedor de pinga
Máquina de costura, rádio receptor
Fazendo as Linhas do Mato em Cascavel
Onde essa história começou
Canta São João Batista
Roda Baiana, Treme Terra tudo bem
A partir da Jardineira                                                          (BIS)
O sonho de Assis foi mais além
Hei Nair!
Um novo Eldorado está surgindo
É muita chuva, lamaçal, muito atoleiro
Mas, pioneiro nunca deve desistir.
Rondônia onde o céu é mais azul
O progresso é festejado
No Brasil de Norte a Sul.
Aquela Jardineira hoje é um grupo
Jornal impresso, emissora de TV                                     (BIS)
Rádio, faculdade empreendimentos
É carnaval, São João Batista É você