terça-feira, 11 de outubro de 2016

Universo Geométrico da artista Maria Antônia


Há pouco mais de um ano em Porto Velho, onde voltou a morar após uma temporada no Rio de Janeiro, a artista plástica Maria Antônia, 78 anos, brinda o público da capital com uma nova exposição, Universo Geométrico. A mostra reúne cerca de 30 obras, de variados tamanhos, com traços do retângulo, quadrado, reta, triângulo e círculo em composições cheias de detalhes, de intenso colorido.
A exposição foi aberta na manhã da última segunda feira dia 10, na biblioteca Francisco Meireles, ao lado da sede da prefeitura, em Porto Velho, e o público poderá conhecer os novos trabalhos até o dia 30 deste mês.

“Esta é uma fase mais recente da minha trajetória de artista plástica. São telas com estilo diferente de épocas anteriores, em que o naturismo e o impressionismo predominaram. É um momento em que mais fortemente me vejo como desenhista, talento que trago da infância, e que no magistério me ocupava bastante, sempre assediada por colegas para produzir alguma coisa”, conta Maria Antônia.
Foi a partir dos anos 90 que, então aposentada do magistério, que Maria Antônia passou a se ocupar das artes plásticas, estimulada pela filha Cristina Paraguassu. Estudou artes em São Paulo primeiramente e depois Rio de Janeiro, onde também aprendeu cerâmica.

As telas de Universo Geométrico são composições recentes, que em comum com estilo anterior, o impressionismo, apresentam cores vibrantes, nelas residindo, entretanto, equilíbrio e harmonia. “Todas são criações originais, processos únicos de criação”, diz a artista plástica, fiel à imaginação e possibilidades de inovar.  
No ano passado, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, também em outubro, ela expos telas das diversas fases da carreira, recebendo elogios eloquentes dos visitantes.
Maria Antônia levou a Brasília, no Senado Federal, a exposição “Imagens Oníricas”, em que figuras humanas, animais e rica representação de elementos da natureza, como a água e vegetação, teceram composições de expressiva imaginação.      
Com a exposição Universo Geométrico Maria Antônia pretende homenagear o professor pela passagem de seu dia, 15 de outubro.  O evento tem apoio cultural da biblioteca Francisco Meireles e patrocínio da Fisiocenter e Construferro.       

Serviço

Exposição Universo Geométrico
Onde:  Biblioteca Francisco Meireles, Porto Velho.
Visita: Horário: 8h às 18h

Nenhum comentário: