terça-feira, 11 de outubro de 2016

Malhadinho e Flor do Campo – Duelo de emoções

dona georgina do  Flor do Campo

Durante três dias, o público que marcou presença no bumbódromo de Guajará Mirim, que domingo passado dia 09, recebeu a denominação (mais do que justa) de Márcio Menacho, apreciou momentos de muita emoção, com as homenagens prestadas pelos dois bumbás, ao tecladista do Flor do Campo.
Sábado o Malhadinho entrou na arena como se a disputa pelo título estivesse valendo e fez uma das suas mais espetaculares apresentações defendendo o Tema “Natureza a Mãe de Todas as Tribos”. Na realidade, o boi azul teatralizou sua apresentação, pois cada item representando um encantado, surgia como se fosse a “Mãe Natureza”, assim a peça começou com a Iara (Mãe D'água) falando como “Natureza” recomendando que “Se vocês não cuidarem bem de mim tudo pode se acabar mais rapidamente”.
Como vem acontecendo nos últimos anos. Apesar de não acontecer a disputa o Malhadinho saiu da arena com pinta de campeão.

A noite de domingo
cunha poranga do Malhadinho
O primeiro a pisar o palco do bumbódromo “Márcio Menahco” foi o boi Malhadinho que veio com vontade de repetir a apresentação da noite anterior e conseguiu, graças a garra de seus brincantes, diretoria em especial a Camila Miranda e o Mikelis Alves responsáveis em colocar o bumbá na arena. A cada item que entrava a galera ia ao delírio, desde a tribo dos “curumins” formada por 23 criancinhas que deram um show como dançarinos de toada, até o pajé Álisson, sem esquecer da Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Cunhá Poranga, Amo, Apresentador, Levantador de toadas, Mestre da Marujada, Boy e sua equipe de artesãos e todos os apoiadores, aqueles que trabalham ao redor da pista de apresentação. Segundo um diretor do boi contrário “Essa apresentação do Malhadinho foi melhor que a de sábado”, se um integrante da diretoria do boi contrário diz isso, não podemos dizer mais nada. Porém:
E sempre tem um porém. Já está se tornando tradição, as viradas que o Boi Flor do Campo protagoniza sempre na segunda noite de sua apresentação. Este ano não foi deferente, K-Bral e equipe não mediram esforço e trabalharam novas alegorias levantando o astral dos integrantes do bumbá vermelho e o resultado, foi a espetacular apresentação do boi da dona Georgina.
Tomados pela emoção, os brincantes do Flor do Campo a cada minuto se superavam e dançavam com mais garra. Quase o bumbódromo vem abaixo quando o menino Murilo filho do Márcio Menacho entrou na arena e participou das homenagens a seu pai. Aos prantos ele ia de um lado ao outro do bumbódromo carregando um banner com o retrato do seu pai. Chorava ele e os presentes nos camarotes e arquibancadas. Por mais duro que a pessoa quisesse aparentar não conseguia esconder a emoção daquele momento. A bacharel em direito, jornalista e blogueira Luciana Oliveira pela primeira vez apreciando a festa de Guajará, analisou perfeitamente as apresentações. “Zekatraca, foi bom não acontecer a disputa, pois o Flor do Campo sairia vencedor, se não pela belíssima apresentação, mas, pelo sentimento que tomou conta de todos os presentes aqui no bumbódromo”. Será que precisa dizer mais alguma coisa? Sim!
Parabéns aos dois bois pelas brilhantes apresentações

Nenhum comentário: