sábado, 1 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - 02.10.16





Hoje é o grande dia. Aliás, é o dia que vamos decidir o futuro do nosso município, pois teremos a responsabilidade de escolher num primeiro momento, os dois que irão disputar o cargo de prefeito de Porto Velho no segundo turno.
********
Este dia torna-se muito mais importante para todos os portovelhenses e os portovelhacos, os que nasceram e os que adotaram o município como seu.
*********
Acontece que justamente no dia 2 de outubro de 1914, Jonathas Pedrosa então governador do estado do Amazonas criou o município de Porto Velho e nomeou seu primeiro intendente (prefeito) o Major Guapindaia.
**********
Pois é, Porto Velho está completando neste dia 2 de outubro, 102 anos de emancipação. Quem sabe também possamos mostrar que está na hora do município, eleger uma pessoa que realmente o ame, que mostre que lutou para chegar a prefeitura, apenas com o propósito de tratar bem do município, que não será um prefeito que após sentar no “trono” do palácio Tancredo Neves, vai esquecer que Porto Velho vive do trabalho de sua população, que vive não apenas na cidade Porto Velho, mas, no município que conta com vários distritos, vilas e comunidades.
*********
Uma população que vive sem saneamento básico, sem uma saúde digna, sem a educação merecida e a segurança necessária. Uma população carente de lazer e cultura, um município que carece de mais investimento principalmente na agricultura familiar e de transporte de vergonha também.
*********
Um  município que tem que olhar para seus filhos que vivem às margens dos rios Madeira, Candeias, Jamari, Jaci, Mutum, Maici, Abunã e tantos outros. Precisamos de um prefeito que se lembre de que do outro lado do Madeira também é Porto Velho.
********
Que é preciso valorizar mais a Cultura Popular, pois é através da cultura popular, que se conhece a história do povo. A história dos seus pioneiros, dos seringueiros, beradeiros e trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, do Mercado Cultural, da Feira que hoje é Mercado Central
********
Nossa história precisa ser mais bem contada. Nossos Griôs precisam ser valorizados, nossos Mestres precisam ser reconhecidos.
*********
Nossas crianças precisam de espaço para brincar, coisa que na atual Porto Velho não tem. O que assistimos durantes os debates entre os políticos candidatos a prefeito de Porto Velho, foram discussões particulares.
*********
Planos de governo foram ínfimos. Aliás, até parece que a população vive apenas pela saúde e segurança. Nenhum candidato (teve exceção) apresentou plano para o desenvolvimento cultural do município de Porto Velho.
**********
Alguns pensam que vivemos apenas da cultura apresentada no Arraial Flor do Maracujá. Ninguém falou na tradição dos desfiles das escolas de samba.
**********
Ninguém falou em investimento nos segmentos dança, artes cênicas, artes visuais, culinária, música, artesanato, afro e tantos outros segmentos que necessitam de incentivo do governo municipal.
*********
Nosso patrimônio histórico parece que é apenas da Madeira Mamoré. Tem o cemitério da Candelária, Tem a Baixa da União, Tem o Triângulo,  o Cemitério dos Inocentes que está repleto de destemidos pioneiros e o Centro Histórico com seus prédios.
*********
É muita coincidência. Parece até que o “Velho” do Porto que pode ser um encantado do Rio Madeira, pediu aos deuses dos rios e da floresta que o pleito que vai eleger o possível prefeito de Porto Velho, acontecesse justamente no dia 2 de outubro, dia no qual o município de Porto Velho completa 102 anos de emancipação.
*********
Vamos presentear nosso município com um nome digno”Se eu for cantar Porto Velho, te juro meu velho, não paro hoje não” (Ernesto Melo).

Nenhum comentário: