quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Diário da Amazônia e o Duelo na Fronteira

O jornal Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca, é o único meio de comunicação do estado de Rondônia, que cobre o Festival Duelo na Fronteira, desde quando começaram as disputas entre os bois Malhadinho e Flor do Campo no ano de 1997.
No início a sigla do festival era “Fefopem” que quer dizer, Festival Folclórico Pérola do Mamoré, nome sugerido pelo seu verdadeiro criador Adécio Mendes à época, presidente da União Municipal de Associações de Moradores – UMAN com o apoio da Unir e da Funcetur. Seu Adécio esteve em Parintins assistindo a disputa entre os bois Garantido e Capricho e ao retornar a Guajará, convocou os presidentes dos bois Flor do Campo professora Georgina e Malhadinho Leonilson Souza e fez a proposta de transformar a apresentação dos bumbás da Pérola do Mamoré no estilo Parintins.
Durante os três primeiros anos da festa, não aconteceu disputa, era apenas uma Mostra do que poderia ser o futuro Festival.
Em 1997 aconteceu realmente a primeira disputa entre os bois Flor do Campo e Malhadinho, quer dizer, o primeiro “Duelo na Fronteira”. A arena foi montada na quadra da AABB que ficava em frente a sede da UMAN.
As alegorias dos dois bois foram confeccionadas pelo seu Adécio na carpintaria existente na UMAM

Quem ganhou maior número de títulos

Até o ano 2012 a disputa estava empatada. Com cada grupo detentor 8 títulos. Nos anos de 2013 o festival não aconteceu e em 2014 foi apenas Mostra, a disputa voltou a acontecer de verdade em 2015, quando o Flor do Camoo numa virada sensacional, venceu o Malhadinho na segunda noite de sua apresentação, ficando com 9° títulos do Duelo na Fronteira enquanto o contrário Malhadinho tem apenas 8 títulos.
Durante todos esses anos do Festival o Diário da Amazônia só não cobriu a festa de 2004 e é claro, as que não aconteceram, ou seja, em 2013 e 2014 (apenas apresentação fora do bumbódromo).

XX Festival Duelo na Fronteira
Este ano, mais uma vez o Diário da Amazônia se fará presente na festa com o fotógrafo Roni Carvalho e o colunista cultural Silvio Santos - Zekatraca. “Assim como a família Menacho e a família Flor do Campo e a população de Guajará Mirim, também estamos bastante sentidos com o covarde assassinato do músico tecladista Márcio Menacho, porém, como se diz no popular, apesar dos pesares a festa tem que continuar. Mais uma vez estaremos cobrindo o Duelo na Fronteira que começa hoje com a apresentação do boi Flor do Campo as 21 horas no bumbódromo de Guajará Mirim, prossegue amanhã - sabado com a apresentação do boi Malhadinho e termina domingo dia 9 com o espetáculo dos dois bumbás.

Comunicado oficial

Associação Folclórica e Cultural do Boi Bumba Malhadinho CNP.I: 02.616.78"/0001-02 e Associação Folclórica E Cultural Do Boi Bumbá Flor Do Campo CNPJ: 0".268.711/0001-15 Comissão Organizadora - CO Nota da Comissão Organizadora do XX Festival Folclórico de Guajará-Mirim.
A Organização do XX Festival Folclórico de Guajará-Mirim vem a público informar e confirmar a realização do evento nos dias 7. 8 e 9 de Outubro. A cultura de Guajará-Mirim sofreu uma grande perda com a brusca partida de Márcio Paz Menacho, um dos seus mais icônicos músicos. As duas nações estão de luto e, mesmo abaladas. conclamam a todos os brincantes e simpatizantes do duelo na Fronteira para prestarem uma grande homenagem a esse artista que tanta falta fará. ambientando com os seus acordes o Festival. A homenagem será feita na sexta-feira, no bumbódromo, o mesmo palco ondc ele sempre brilhou por 21 anos, com o consentimento e apoio da família. Vamos todos tomar o duelo na fronteira a maior e melhor homenagem à memória de Márcio Paz Menacho. Guajará-Mirim, 6 de Outubro de 2016. EdileusaMendes Presidente da Comissão Organizadora/20 16. 

Nenhum comentário: