sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Saga Beradera na Comunidade Maravilha


A rede Jubileu Sul Brasil, a Organização Não-Governamental Arirambas e a Comunidade Maravilha, realizam nos dias 10, 11, 17 e 24 de setembro e 1º de outubro, o evento Comunidade Maravilha: resistindo na barranca do Madeira,que acontecerá na Comunidade Maravilha, em Porto Velho.
Na programação, há oficina para discutir ameaças que afetam as comunidades deslocadas e em deslocamento da região, palestras e depoimentos sobre a construção de hidrelétricas, o agronegócio, a grilagem e a especulação imobiliária, apresentações culturais e oficinas de confecção de biojóias.
No primeiro dia de evento, 10 de setembro, além da oficina "A resistência das comunidades ribeirinhas e de pescadores aos grandes projetos:paralelos e pontos de apoio", serão apresentadas as palestras sobre "A cartografia do desastre social e ambiental", a ser proferida pelo docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e membro do Jubileu Sul Brasil, professor doutor Luís Fernando Novoa; e "A defesa do território das comunidades tradicionais contra a incorporação imobiliária da margem esquerda do Madeira", a ser proferida por Emanuel Meirelles, membro do Coletivo Popular pelo Direito à Cidade. A programação contará com debate, depoimento de moradores, apresentação da peça "Saga beradera", sarau e batuque na floresta.

O evento tem o apoio da UNIR, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) e do Departamento de Ciências Sociais; do Fundo CASA, Programa Justiça Econômica (CAFOD) e Fastenopfer. (Fonte: UNIR)

Nenhum comentário: