segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Palco Giratório realiza oficinas de aperfeiçoamento

O Festival Palco Giratório traz a Rondônia, neste mês de setembro, a realização de oficinas de teatro para quem quer aprender ou agregar conhecimentos na arte de interpretação e montagem de peças teatrais. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio por meio do Sesc, oferecendo uma vasta apresentação de espetáculos gratuitos. “Como parte da programação, as oficinas vêm proporcionar o intercâmbio de experiências entre atores regionais, iniciantes e grupos de outros estados”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia, Raniery Coelho.
Para participar é preciso ter pelo menos 12 anos de idade e fazer a inscrição na central de atendimento do Sesc Centro ou Esplanada, portando um documento pessoal. Uma oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro acontecerá nos dias 19 e 20, das 9h às 12h, no Sesc Esplanada, com a oficina “Da cidade a Cena”, do Teatro Carmim (RN). A ideia é que os participantes possam ter uma vivência do processo de criação do grupo e suas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais.
Utilizando técnicas desenvolvidas em cordas de alpinismo o grupo Nau de Icaros (SP), propiciaráuma introdução às técnicas corporais de suspensão relacionadas ao “Circo Jovem e adultos”. A oficina será ministrada no dia 20, na associação cultural Tapiri, das 9h às 12h e no período da tarde das 14h às 17h. Nesses mesmos horários, no dia 24, também no Tapiri, será apresentada a “Oficina de Teatro Gestoral de Animação” pelo o grupo Les Trois Clés (RJ).
No dia 6 deste mês foi desenvolvida, no Tapiri, a oficina “Interpretação Autoral”. Foram compartilhadas as técnicas de criação dos textos dramáticos e personagens do Teatro de Açúcar (DF), que fundamenta o processo de dramaturgia na criação por meio de improvisações. Com a oficina “Musicalização para atores e não-atores” ministrada pelo grupo Pão Doce de Teatro (RN), no dia 09, o público presente na Unir Centro experimentou alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica não textual e o estado de improvisação, voltados ao universo da música como complemento para o fazer teatral. (Informações Keila Alves).

Nenhum comentário: