quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Palco Giratório – Intervenção Urbana na 7 de Setembro


Atriz Sergipano, Maicyra Leão, chega a Porto Velho para desenvolver ações performáticas na avenida 7 de setembro e Jatuarana. A intervenção urbana é intitulada “Experimento Gramíneos” acontecerá nesta quinta feira 22, às 17h.
A performance acontece com uma pessoa vestida com roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, desloca-se por ruas, com um regador de água, realizando um trajeto moldado pela interação com o público passante. A atuação parte de um estímulo inicial bem simples, dialogando com elementos da cultura popular e da cultura pop, e alcança espaços subjetivos inusitados, ganhando intensidade e conquistado pelo contato. Desde 2005, Maicyra Leão desenvolve ações performáticas em espaços públicos, produzindo reflexão teórica a partir dessa experiência. Pelo viés da intervenção urbana e em consonância com práticas artísticas liminares, também desenvolve projetos colaborativos articulando modos alternativos de produção, criação e recepção. Atualmente, se dedica a transversalidades entre dimensões sociais, artísticas e íntimas. É doutora e professora do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe.
Intervenção Urbana faz parte da programação do Palco Giratório com a finalidade de alertar sobre as causas sociais, políticas e ambientais. A idéia é desenvolver em um espaço público para atingir o maior número de pessoas possíveis com a mensagem.

Além da intervenção o projeto inclui também Pensamento Giratório que trata-se de um espaço para reflexão e discussão sobre temas diretamente relacionados aos processos criativos dos grupos envolvidos e convidados, promovendo um intercâmbio. Agregando experiências que estimulam o fortalecimento de práticas, estudos e pesquisa. No dia 23, de 10 às 12h, a Cia Les Trois do Rio de Janeiro estará participando desta roda de conversa, e a partir das 15h, será a vez do grupo Pândega de Teatro de São Paulo. O pensamento Giratório acontecerá no prédio da Unir Centro e é gratuito. (Informações Keila Alves)

Nenhum comentário: