segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Lenha na Fogueira - 20.09.16


 Guajará Mirim está na expectativa da chegada do final da primeira semana do mês de outubro, ou seja, 7, 8 e 9 pois nesses dias, acontecerá o famoso Festival Folclóricos Pérola do Mamoré - FEFOPEM também conhecido como Duelo na Fronteira.
********
No final da semana passada, cumprindo pauta da Superintendência Estadual de Turismo – Setur estivemos da Pérola do Mamoré ouvindo dirigentes dos dois bois sobre os preparativos para o grande Duelo.
********
Tanto a direção do Flor do Campo atual campeão, como a do Malhadinho foram taxativas ao afirmar que o Festival vai realmente acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro.
********
Quando o Festival começar a população de Guajará já saberá quem será o prefeito que vai governar o município nos próximos quatro anos. Uma coisa é certa, como diz o Tiririca, “Pior não fica”.
*******
Os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo em breve receberão seus barracões. Esses barracões estão sendo construídos na área do bumbódromo e estão sob a fiscalização da Setur. Estivemos conversando com o engenheiro responsável pela obra e ele nos passou, que se os pagamentos das medições acontecerem dentro dos prazos estabelecidos em contrato, até o mês de março de 2017, a empresa entrega os dois barracões aos respectivos bumbás.
*******
O governo estadual já cumpriu sua parte, realizando o repasse dos valores relativos a sua contrapartida assumida perante o governo federal via Ministério do Turismo, assim, a obra está sendo tocada. O que pode pegar, ou atrasar, é a greve dos bancários, pois o Ministério do Turismo está encontrando dificuldade para depositar o montante da emenda colocada pelo senador Valdir Raupp para a construção dos barracões.
********
Quanto ao Duelo na Fronteira os bois estão ensaiando todas as noites. Os artistas responsáveis pela confecção das alegorias começaram os trabalhos sexta feira passada dia 16.
********
Na próxima semana começam a venda dos camarotes. Uma coisa já está definida, o camarote para dez pessoas, vai custar apenas R$ 2,5 MIL. A prefeitura de Guajará Mirim através da Secretaria de Cultura está apoiando a Comissão responsável pela realização do festival na parte da logística. A presidente da Comissão Edileusa e a vice Solani Sol agradecem o empenho da secretária Wisnete.
********
Os turistas já começaram a fazer reservas nos hotéis de Guajará. “Zekatraca avisa pela tua coluna, que muitas pessoas já ligaram aqui para o hotel Fenix reservando apartamento” pediu o empresário Almir Canduri.
********
O que está faltando é a mídia da Pérola do Mamoré divulgar mais o Duelo na Fronteira o maior evento cultural/turístico de Rondônia. Durante a realização do festival os hotéis de Guajará ficam todos lotados. Muita gente ganha dinheiro alugando espaço em suas casas para os turistas. Só quem ainda não viu isso, foi a Associação Comercial de Guajará Mirim que até agora não moveu uma “Palha” em prol do evento.
********
Com certeza o comércio de Guajará Mirim será o grande beneficiado este ano, pois com o dólar nas alturas, não é aconselhável se fazer compras na Bolívia. Nesses dias que passei em Guajará observei que os Bolivianos lotavam as lojas e os supermercados da Perola do Mamoré. De qualquer maneira, como programa turístico, vale a pena visitar Guayaramerim.
********
Em Guajará fomos muito bem recepcionados pelos radialistas Ney em seu programa na FM 89,9 Rondônia de Guajará e pelo Ricardo Velhegas na rádio Educadora. Obrigado aos amigos que abriram espaço para divulgarmos o trabalho da Setur.
*********
A partir de hoje, faltam menos de 14 dias, para você escolher os candidatos que vão disputar o segundo turno para prefeito de Porto Velho. 

Nenhum comentário: