segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Lenha na Fogueira - 13.09.16


Nesta terça feira 13, festejamos os 23 anos de existência do jornal Diário da Amazônia. Pois é! Ha 23 anos o então governador Oswaldo Piana juntamente como o seu Emir Sfair e seu Assis Gurgacz cortavam a fita de inauguração do primeiro jornal totalmente informatizado da Amazônia e um dos primeiros do Brasil, nosso querido Diário da Amazônia.
*********
Dos que estavam presentes naquela solenidade, e continuam até hoje na redação, restam apenas o Idelfonso Valentim. Marcelo Freire, João Zoghbi, Carlos Esperança e Anderson Padilha.
********
Nós chegamos alguns meses depois, aliás, antes do jornal completar um ano em circulação. Se algum colega daquele tempo, fora, os que citei acima, ainda trabalham no jornal, desculpa pelo esquecimento. Tem aqueles que estavam no dia da inauguração, passaram algum tempo saíram e depois voltaram, por isso não os citei, pois não têm 23 anos de empresa.
********
De qualquer maneira, todos nós estamos de parabéns por esses 23 anos de existência. Aos trancos e barrancos o Diário da Amazônia vem se mantendo nas bancas diariamente, graças à visão empreendedora da família Gurgacz.
********
A data de 13 de setembro foi escolhida a dedo, para a inauguração do Diário. Seus fundadores com isso homenageiam a data da criação do Território Federal do Guaporé criado no dia 13 de setembro de 1943, pelo então presidente Getúlio Dorneles Vargas que nomeou como governador Aluízio Pinheiro Ferreira que foi na realidade, o verdadeiro idealizador da criação dos territórios federais.
*********
Na cola do Território Federal do Guaporé vieram os Territórios de Boa Vista (hoje Roraima), Amapa e Fernando de Noronha.

********
Além do Diário da Amazônia aniversariam nesta data, a TV Rondônia e o Sesc. Tudo para eternizar a data da criação do Território Federal do Guaporé.
********
Como é costume em Rondônia não festejarem as datas consideradas importantes para sua história, com certeza, nem o governo estadual e nem a prefeitura de Porto Velho realizarão alguma solenidade para lembrar o dia que originou o nosso estado. Se o executivo não lembra imagine a Assembléia Legislativa de Rondônia. Aliás, a Assembléia só sabe mesmo é realizar audiência pública para legalizar entre outros desmandos, a GARIMPAGEM DE OURO NO RIO MADEIRA.
*********
Seria demais querer que o governo estadual fizesse alguma coisa relativa à data, pois a equipe de cultura da Sejucel não funciona, aliás, só funciona para fazer campanha eleitoral para candidato a prefeito. Dizem que o verdadeiro nome não é Sejucel e sim República do SESC! Seria bom se fosse mesmo, pois a cultura seria comandada pelo Ranieri Coelho aí sim, a coisa funcionaria.
*********
Por falar nisso! A equipe da produção do programa de um candidato a prefeitura de Porto Velho, anda ligando para integrantes de grupos folclóricos, solicitando que os mesmos concordem em participar de GRAVAÇÃO que será divulgada no programa eleitoral do candidato. Candidato cujo partido não gosta de cultura. É daqueles que nem faz e nem deixa quem quer fazer, fazer. Não entrem nessa. Eles só se lembram da gente, nessas horas, na hora de colaborarem com os grupos para o Flor do Maracujá dão uma “banana”.
********

Você já ouviu qualquer dos candidatos em seus programas de televisão, falar sobre projetos para o segmento cultural? Nenhum fala de Flor do Maracujá, desfile de escola de samba, festas juninas, festival de teatro, de música, dança, capoeira. Seminários sobre cultura de modo geral. Agora querem gravar com a turma da cultura dizendo que está tudo bem! É o fim da rosca! Como diz Waldir Costa na coluna RD.

Nenhum comentário: