sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Lenha na Fogueira - 10.09.16


As entidades carnavalescas de Porto Velho, já começaram a se movimentar visando os desfiles do próximo ano. A largada quem deu, foi a escola samba Acadêmicos do Armário Grande ao promover no último sábado, o concurso que escolheu seu samba enredo para o ano de 2017.
********
Nesse meio tempo, a escola de samba Asfaltão distribuiu a sinopse do seu enredo e os compositores de sua ala, estão trabalhando suas composições que deverão ser apresentadas no dia 15 de outubro. Parcerias como Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho); Mávilo Melo e Misteira; Toninho e Eduardo Tavernard; Rud Prado e Reginaldo Makumba; Walber do Cavaco e do Bandolim; Jorge Makumba; As pastoras; Beto Cezar e a turma da Pura Raça estão fazendo o maior “bafafa” pelos quatro cantos do reduto da escola Asfaltão que é formado pelas comunidades dos bairro Santa Bárbara, Nossa Senhora das Graças e Mato Grosso.
********
Domingo passado 04, durante a comemoração do aniversário do Misteira na residência da matriarca da escola dona Nazira, os compositores apresentaram algumas frases musicais de seus sambas e teve gente que saiu muito antes da festa terminar, para tentar ajeitar o refrão do seu hino.
********
Depois disso, o compositor Sílvio Santos solicitou à coordenação do concurso a sinopse do enredo o que deixou algumas parcerias de orelha em pé. Teve quem postasse no watts dos sambistas, após tomar conhecimento da solicitação do autor de Ceará de Iracema: “Agora o bicho vai pegar”.
*******
Enquanto isso, a diretoria da escola Império do Samba a caçula do Grupo Especial manda um recado as demais concorrentes do Grupo: “Viemos para ficar, não vamos voltar tão cedo ao Grupo de Acesso”. O recado foi direcionado às escolas: Acadêmicos do São João Batista; Diplomatas do Samba e Asfaltão. Pois é, o Grupo Especial conta apenas com quatro escolas de samba e a ultima colocada cai para o Grupo de Acesso. Já pensou se o recado da Império do Samba se cumpra. Vamos ver em 2018 uma escola considerada de ponta desfilando pelo Grupo de Acesso.
********
Já no meio da turma do Grupo de Acesso, que em 2017 será formado pelas escolas Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos da Zona Leste a briga tá feia. Carlinhos Maracanã autor do enredo da Rádio Farol diz que vai levar a escola do Cristóvão para o Especial custe o que custar, afinal de contas, diz Maracanã, nosso tema é sobre um dos maiores artistas plásticos da Amazônia o João Zoghbi.
********
Resta saber se o futuro prefeito de Porto Velho, vai disponibilizar recursos para as escolas de samba realizarem seus desfiles em 2017. Até agora nenhum candidato a prefeito de Porto Velho falou uma vírgula, sobre o investimento em cultura.
********
O carnaval das escolas de samba, sempre foi o Calo Seco de todo prefeito de primeiro mandato. Em 2017 o carnaval vai acontecer no final de fevereiro, o que já é um ponto positivo para o prefeito que vai entrar. Porém, se ainda como candidatos não planejarem a realização dos desfiles das escolas de samba o bicho pode pegar.
********
No primeiro mandato do Roberto Sobrinho não aconteceram os desfiles das escolas de samba.
********
No governo Mauro Nazif os desfiles das escolas de samba só aconteceram no terceiro ano de governo, assim mesmo porque uma das escolas homenageou a família Gurgacz se não, não teria acontecido também.
********
Dos atuais candidatos pelo que pesquisamos, apenas um gosta realmente de carnaval. Um gosta mesmo é de rodeio, o outro só fala em saúde, tem aquele que nem sabe porque é candidato e tem o que gosta mesmo é de colocar substâncias ardosas no dos outros. Quer dizer, se não soubermos votar, não adianta fazer SAMBA ENREDO!

Nenhum comentário: