sábado, 27 de agosto de 2016

PortoAgro valorizando o artesanato regional

Artesão Bruno trabalha com argila
A segunda edição da PortoAgro a Feira de Negócio e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho termina neste domingo 28, contabilizando recordes nas negociações financeiras e sucesso de público.
Um dos segmentos que mereceu destaque especial dos organizadores da Feira foi o do Artesanato. Os artistas foram agraciados com um galpão inteiro mais alguns box, para mostrarem e venderem seus trabalhos. Artesãos de vários municípios como Jaru, Ouro Preto, Vilhena, Itapuã do Oeste, Ji Paraná além dos artistas de Porto Velho e de países como o Peru que montou estande com obras de vários artesãos da cidade de Ayacucho a capital da arte popular e do artesanato do Peru.

A pedra de Huamanga

Elizabeth Aurora Rojas e Carlos Galvez
No estande peruano entre tantos trabalhos, encontramos esculturas que utilizam a famosa Pedra de Huamanga. Essa pedra é um mineral composto de sulfato de cálcio hidratado, é uma rocha sedimentada de origem química o que lhe dar uma tonalidade que lembra a neve. O artesão que representa os artistas peruanos é o Carlos Galvez vencedor do Prêmio Nacional – Peru e do Prêmio Iberoamericando – Espanha. A coordenação geral é da senhora Elizabeth Aurora Rojas da Associação de Gestores Turísticos Sudamericanos – AGT

Artesanato de Rondônia

Não é novidade nenhuma que o artesanato de Rondônia é um dos que mais se destaca nas feiras nacionais e regionais. Na PortoAgro não é diferente, o galpão destinado aos artesãos de Rondônia é dos mais freqüentados da Feira. Além dos artesãos da “Feira do Sol” outras cooperativas também se fazem representar e assim o público pode apreciar e adquirir produtos confeccionados com matéria prima da nossa região. Da renda de bilros aos enfeites produzidos com sementes como de açaí e tucumã, aos bibelôs de jarina. Os indígenas também se destacam com suas flechas, cocás, maracás e tangas. A marchetaria o entalhe em madeira, é destaque dos artesãos que vieram dos municípios do interior de Rondônia, são peças muito bem trabalhadas.

Escultura em Argila


General Rondon em Argila
Seringueiro
Entre os artesãos que estão participando da 2ª PortoAgro um vem se destacando, pelo fato de confeccionar suas peças ao vivo. O freguês escolhe ou sugere o que ele quer levar para casa e o artesão Bruno Alves de Souza esculpe na hora. E aí vão surgindo figuras das lendas amazônicas como Boto, Cobra Grande, Yara, Curupira etc. se o freguês gosta de figuras históricas Bruna imediatamente produz um Rondon, Jorge Teixeira, e se for o caso o rosto do comprador tudo em argila. Se você não tiver a oportunidade de conhecer o trabalho do Bruno na Feira entre em contato pelo e-mail brunosouzabr@uol.com.br. Lembrando que Bruno já expôs em países como França e Itália.

Programação

14 horas – abertura dos portões
19 horas – abertura do rodeio
20h30 – Show Pirotécnico
21 horas – show André & Andreilson
22 horas – Marcelo Araguaia & Robson da Viola
23 horas – Erick Manzott

Nenhum comentário: