sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pirarucu Rondon o prato oficial de Porto Velho

Julio Olivar da Setur com a equipe responsável pelo prato

A partir de agora, a culinária de Porto Velho capital do estado de Rondônia tem seu prato oficial. A Fecomércio/Senac em parceria com o governo do estado/Setur e a Agroporto apresentou à imprensa o “Pirarucu Rondon”.
Assim como o Amazonas tem como atração culinária o Jaraqui Frito, em Belém todo restaurante oferece a Pescada Amarela além da Maniçoba, a Feijoada é oficial do Rio de Janeiro e o Churrasco no Rio Grande do Sul, agora Porto Velho também tem o seu prato oficial o “Pirarucu Rondon”, cuja receita foi desenvolvida pelo chefe Manoel de Jesus do Senac que passou aos chefes dos 18 restaurantes inscritos a participar da 1ª Mostra Gastronômica de Porto Velho que vai até o dia 28 deste mês. "A gastronomia é um dos principais produtos do turismo mundial.  Não pensamos na Itália, sem pensar nas massas. Então tem uma importância em conectar a cidade a um prato. Havia uma lacuna aqui em Porto Velho e nada se associava. O Pirarucu Rondon é uma culinária exótica e está associada à história de Marechal Rondon. O prato vai ajudar a promover o destino, por ter uma identidade”, disse o superintendente da Setur Julio Olivar.
O presidente da Fecomércio Ranieri Coelho disse que o prato engrandece e fortifica a criação do Pirarucu. “A questão é viabilizar a economia, fazer com que as pessoas invistam mais no Pirarucu tendo em vista que Porto Velho é um dos grandes exportadores de peixe, por outro lado, trazer incentivos ao pequeno produtor e com isso, alavancar nossas divisas tributárias” disse Ranieri.

Os repórteres presentes a solenidade de apresentação do prato “Pirarucu Rondon”, foram unânimes em elogiar o sabor da iguaria. “Nossa cultura é o consumo do Pirarucu Seco, mas, esse prato criado com o peixe fresco pelo Manoel está delicioso”, disse o fotografo Rosinaldo Machado. A repórter da RedeTV Yalle Dantas uma expert em peixe amazônico, era só elogios. “Essa combinação dos sabores do tucupi, jambu, banana, macaxeira e pirarucu ficou excelente”. “Olha não tem nada mais delicioso que esse prato” elogiou a repórter da TV Rondônia Andréa Fortini.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO) Adélio Barofaldi tudo começou na 1ª Portoagro que aconteceu ano passado. “Colocamos a disposição dos freqüentadores da feira um prato que tinha o Pirarucu como ingrediente principal e colocamos o nome de “Pirarucu de Rondônia”, isso chamou a atenção do chefe do Senac Manoel Jesus que então resolveu criar um prato típico com ingredientes regionais como tucupi, jambu, macaxeira e banana e o Julio Olivar com sua visão de gestor do turismo em Rondônia abraçou a causa juntamente com o Ranieri da Fecomercio e o batizaram “Pirarucu Rondon” e oficialmente através de portaria do governo estadual em prato oficial da cidade de Porto Velho. Durante a Agroporto que vai acontecer entre os dias 24 e 28 deste mês no Parque dos Tanques, a iguaria será servida na praça de alimentação da feira”, confirmou Barofaldi.

Nenhum comentário: