segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 7ª Noite do Maracujá


O público tem prestigiado o Arraial Flor do Maracujá
Até domingo passado, 13 grupos haviam se apresentado na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. Desses, 11 foram quadrilhas e dois bumbás.
*********
As disputas começaram pelo chamado grupo de acesso que contou com as a apresentações dos grupos: Caipiras do Madeira, Matutos do Guaporé, Estrela Divina e Arrasta Pé de Santo Antônio.
********
Se minha experiência não falhar, os grupos Matutos do Guaporé (em 1° lugar) e Caipiras do Madeira (2° lugar) isso em minha opinião particular, serão os que ganharão o direito de se apresentar no chamado grupo especial, no Flor do Maracujá de 2017.
********
O presidente da quadrilha Caipiras do Madeira ficou apreensivo, segundo dizem, até sem dormir de quinta para sexta feira, esperando a apresentação da junina Arrasta Pé de Santo Antônio. Acontece que na noite de quinta feira apenas os grupos Matutos do Guaporé e Estrela Divina mais a Caipiras do Madeira se apresentaram pelo grupo de acesso.
*******
E quem assistiu as apresentações de quinta feira, viu que a Matutos do Guaporé foi a melhor entre as três, porém, para acalmar os nervos do Moisés a apresentação da junina Estrela Divina não foi o que se esperava.
*******
Sexta feira, Moisés não conseguia nem fazer a locução do Arraial direito, tanto era a tensão pela apresentação da junina Arrasta Pé de Santo Antônio. Deu o horário e a Santo Antônio não começou sua apresentação e quando conseguiu entrar na arena de dança, não foi legal, o que fez com que Moisés respirasse aliviado, pois, tudo passou a indicar que seu grupo, seria ou será classificado para fazer parte do grupo especial em 2017. Parabéns “Orgulho do Madeira”.
*********
A quadrilha Estrela do Norte e a Música
Já as primeiras quadrilhas que se apresentaram, pelo grupo Especial: Estrela do Norte, Unidos do Palheiral, Nação Caipira, Matutos do Socialista, Rosa Divina e Forte Príncipe com exceção da Nação Caipira que não foi feliz em sua apresentação, as demais estão no páreo. Destaco a apresentação da “Matutos do Socialista” que contou a história de São Carlos do Madeira minha terra natal.
A Matutos do Socialista falou sobre São Carlos 
********
Agora o que ainda não agradou uma viva alma sequer, foram as apresentações dos bumbás. Pelo menos os que se apresentaram sábado e domingo. Primeiro porque só cantaram toadas dos bois de Parintins e ainda por cima, não respeitaram o Regulamento do Flor do Maracujá que exigi o mínimo de quatro tribos com no mínimo 20 integrantes cada uma. Tanto o Estrela de Fogo como o Vencedor não cumpriram esse item, assim como deixaram (ambos) de apresentar a toada concorrendo ao item melhor toada letra e música, barreira de rapaz e vaqueiros completas e outros itens, quer dizer, não fizeram nada em prol da cultural popular do estado de Rondônia. É necessário que a Federon ou algum outro órgão que tem a ver com a nossa cultura, faça alguma coisa.
********
O Flor do Maracujá segundo o Decreto que o criou, tem como principal objetivo incentivar a divulgação da Cultural Popular do Estado de Rondônia. Ao apresentarem em versão mal feita os rituais apresentados pelos bois de Parintins, nossos grupos de bois bumbás não estão cumprindo o objetivo do evento e o que é pior, ainda recebem recursos para divulgar a cultura de outros estados.
*********
A partir desta terça 02, esperamos que os Bois Bumbás que ainda vão se apresentar divulgue a cultura popular de Rondônia.
*********
Hoje o Boi Bumbá Marronzinho é quem faz sua apresentação. Sabemos o quanto presidente Estevão é um defensor ferrenho das nossas tradições e, com certeza, não permitirá que seus Amos e Levantadores de Toadas copiem Parintins. Boa sorte família Marronzinho!

Maracujá – Duelo entre os grupos de quadrilhas

O Casal de Velho da Rosa Divina foi destaque

A 35ª versão da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás está consolidando, o verdadeiro duelo que há alguns anos, vem sendo travado entre os grupos de quadrilhas.
Antes esse duelo era protagonizado por um pequeno grupo que tinha Rádio Farol, Rosa Divina, A Roça é Nossa, Girassol das Três Marias, Juabp e Rosas de Ouro. Nesta 35ª edição, o que assistimos é totalmente deferente, pois, já não existe aquele grupo que se possa dizer que será o provável campeão.
O Cangaço da Forte Príncipe muito aplaudido
Hoje todos os grupos têm condições de levar o troféu de campeão, não interessa o nome e nem a tradição. O negócio emparelhou de tal maneira, que da gosto de assistir as apresentações das nossas quadrilhas no Arraial Flor do Maracujá.
Nesta terça-feira 02, se apresentam as juninas: Rosa Divina (mirim), Nova Estação, Rosas de Ouro e o bumbá Marronzinho.​

Nenhum comentário: