sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 27.08.16



Assembléia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO.

*********
A Assembléia Legislativa e o Governo de Rondônia tem prazo de cinco dias para responder ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MP/RO) se irão cumprir a recomendação para não legalizar o garimpo de ouro na área de preservação ambiental (APP) do rio Madeira. No mesmo prazo a Assembléia também deve cancelar o Decreto Legislativo n° 066/2016, que suspendeu a proibição do garimpo.


***********
Caso a recomendação não seja cumprida, os MPs podem adotar outras providências administrativas e judiciais, inclusive Ação Direta de Inconstitucionalidade perante os órgãos competentes. Os autores da recomendação, os procuradores da República Gisele Bleggi e Raphael Bevilaque e a promotora de Justiça Aidee Moser, receberam nos últimos dias diversas reclamações de cidadãos porto-velhenses inconformados com a eventual legalização do garimpo de ouro no rio Madeira.

**********
Nota Mil com louvor aos MPs pela iniciativa em defesa do nosso rio Madeira e em consequência de toda a população da Amazônia, do Brasil e do Mundo.

********
Outro dia divulgando a festa do aniversário do Ernesto Melo postei nesta coluna, que ele (Ernesto) havia homenageado sua esposa Erenir cantando uma valsa de “sua autoria” que contava a história do casal.

********
Logo no outro dia, recebo mensagem do músico Walber Carol também conhecido como Walber do Cavaco e do Bandolim solicitando que eu fizesse uma errata. Acompanhe o testo enviado pelo Walber:

********
Sabemos, sem dúvida que o Ernesto Melo é um dos maiores poetas compositores de Porto velho. Porém, sou obrigado a solicitar a você que faça uma ERRATA em relação a sua postagem no Zé katraca. Quando você disse que a valsa interpretada pelo Poeta da Cidade era de autoria dele. A valsa “Bodas de Prata” foi composta pelo poeta Mário Rossi em parceria com Roberto Martins e gravada por Carlos Galhardos em 1945. Um grande abraço do Walber do Cavaco.

**********

Taí meu amigo Walber do Cavaco a Errata publicada. Acontece que a valsa foi composta muito antes do ano que nasci, como quem cantou foi o Ernesto que também atende pelo apelido de “Velho”, pensei: É composição dele! Não é. Obrigado Walber pela aula.

********
O negócio de hoje é participar da feijoada em beneficio do amigo Benjamim Mourão, que vai acontecer a partir do meio dia na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
Mourão é aquele que no carnaval colabora com tudo quanto é bloco carnavalesco, independente da cor do abadá ou da denominação. É igualzinho o “Nestor” da letra do samba “Antonico”.


*********
O Antonico vou lhe pedir um favor que só depende da sua boa vontade. É necessário uma viração pro NESTOR, que está passando por grande necessidade. Ele é aquele que na escola de samba. Toca pandeiro, toca surdo e tamborim... Faça por ele como se fosse por mim...”

********
Assim é o Mourão, no tempo do carnaval providência documentação de um, corre atrás de grade para outro, puxa até corda se for necessário.

********
Esse baluarte do nosso carnaval está precisando da nossa colaboração, para que possa se submeter uma complicada cirurgia. Essa cirurgia não tem como ser feita em Porto Velho. Daí seus amigos bolarem a realização da Feijoada dos Amigos do Mourão que vai acontecer a partir do meio dia de hoje 27, no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
A Escola de samba Asfaltão e sua harmonia musical vai marcar presença assim como a Musa da Torcida e a Garota Bumbum 2016 mais o Nilson do Cavaco, Beto Cézar, Sílvio Santos, Torrado, Bainha, Toninho Tavernard e muitos outros sambistas de Porto Velho.

Nenhum comentário: