terça-feira, 16 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 17.08.16

Deu na coluna Pimenta Murupi do Léo Ladeia: Júlio Olivar e o fogo amigo? Secom tenta secar a Setur. O secretário de Turismo, Júlio Olivar, passa por uma situação muito embaraçosa com a Secretária de Comunicação do Governo de Rondônia (SECOM). A SETUR desenvolve inúmeras ações e projetos na área de turismo e não consegue assessoria e divulgação dos seus trabalhos. Consta que o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, determina o que se faz e o que não se faz na SECOM, de vez que o atual secretário não decide e não manda em nada. E, não se sabe a razão, uma das diretrizes da secretaria é evitar divulgar as ações de Júlio Olivar, mesmo desenvolvendo um bom trabalho à frente da pasta. E olha que faz tempo que não vê essa secretaria trabalhando. A SECOM não comparece nas execuções das ações e nem nas reuniões dos projetos em desenvolvimento. Olivar conseguiu inúmeros parceiros que estão lhe ajudando a desenvolver e fazer crescer o turismo no Estado, mas, não tem vez na publicidade.

***********
E teve o caso do Arraial Flor do Maracujá que a Setur também não conseguiu espaço na mídia oficial. Aliás, os assuntos mais relevantes da Sejucel são resolvidos pelo Chefe da Casa Civil o cargo de superintendente da pasta é simbólico.

***********
Já que falamos em SETUR amanhã dia 18, o “Pirarucu Rondon” reconhecido como prato oficial de Porto Velho, será apresentado à imprensa em solenidade que vai acontecer as 16 horas no Senac.
**********
A partir de sexta feira dia 19 até o dia 28, a iguaria estará disponível em 18 restaurantes que participam da 1 Mostra Gastronômica da cidade de Porto Velho.

*********
A coordenação da Mostra Gastronômica, conta com a  Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e a Prefeitura de Porto Velho

***********
O responsável pelo treinamento dos cozinheiros dos restaurantes inscritos é o chef do Senac Manoel de Jesus
***********
O superintendente do Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, destaca que para se chegar ao prato “Pirarucu Rondon” houve, em 2015, um treinamento com 30 chefs e a receita foi definida observando-se aspectos como lastro histórico, peculiaridade e seu contexto socioeconômico. “Houve todo um estudo antropológico e mercadológico para se chegar a esse produto”, comentou.
**********
Independente do “Pirarucu Rondon”, quero ver o beiradeiro que não gosta de Pirarucu Seco Desfiado, ou então, Pirarucu Seco preparado com jerimum e maxixe acompanhado de farinha d’água.

**********
Tem o tal de Pirarucu de Casaca que os metidos em gramática insistem em postar “A Casaca”. De vez em quando lá em casa, preparamos Pirarucu Seco “no” Leite de Castanha.

**********
O Pirarucu Rondon deve ser preparado com o peixe fresco. O certo é que amanhã 18, às quatro horas da tarde, a turma da imprensa vai provar do prato oficial de Porto Velho.

**********
Enquanto isso, o Rio Madeira continua punindo aqueles que abusam da sua liberdade. O desbarrancamento que aconteceu sábado passado foi uma tragédia anunciada e não levada a sério pelos gananciosos.

**********
A pergunta que não quer calar é: Quem foi que deu a licença para transformarem aquela área, em Porto de embarque e desembarque de petróleo. Aí vem uma autoridade dizer, que o desmoronamento foi causado pelo Banzeiro das embarcações que trafegam naquele trecho do Rio Madeira. Fora as balsas e dragas só trafegam por ali motor de popa e rabeta. E o banzeiro das usinas onde fica em mais esse desastre ambiental:

*********
O bairro do Triângulo de valor histórico inestimável, de vez em quando é “Turbinado” por mais uma tragédia. A pior tragédia ainda estar por vir. É só permitirem o aumento do Lago da hidrelétrica.

Nenhum comentário: