sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 13.08.16




Até que enfim a Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia – Federon vai entregar a premiação dos grupos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar na 35ª Mostra do Arraial Flor do Maracujá.

********

Esse até que enfim, é por conta da não premiação de nenhum grupo no Maracujá de 2015. Pior foi que nas reuniões que antecederam o Flor do Maracujá 2016, os dirigentes da Federon prometeram que fariam a entrega dos troféus aos campeões do ano passado, junto com a premiação deste ano. Pelo menos até o fechamento dessa coluna, a única notícia que a direção da Federon havia nos passado, era que somente seriam entregue os troféus relativos ao Festival de 2016.

********

Sei que na noite de hoje muitos questionarão que tiraram cinco 10 e nem assim, entraram na lista dos premiados. Explico:

********
Dez jurados atuaram nas apresentações dos grupos de quadrilha e bois bumbás, sendo cinco no segmento boi bumbá e cinco no segmento quadrilha. Das cinco notas, a menor e a maior foram descartadas, ficando valendo apenas três notas.

********

Vamos apenas a um exemplo: A cunhã poranga Mirla do boi bumbá Diamante Negro recebeu nota 10 dos cinco jurados. Descartando duas notas, ela ficou apenas com 30 pontos.

*******
A cunhã poranga do bumbá Corre Campo ganhou quatro nota 10 e uma 9,9 descartando a menor e a maior, ficou também com 30 pontos.

********
Como para efeito da contagem final só vale as três notas, as duas cunhãs ficaram empatadas. O Regulamento diz que nesse caso, a premiação vai para a cunhã cujo boi, tenha sido o campeão do festival. Como o Corre Campo foi o vencedor a Letícia Pardo vei receber o troféu de melhor cunhá poranga da 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá. Entendeu?
**********

Assim vai acontecer com vários outros itens também entre os personagens das quadrilhas. Não estou divulgando na matéria ao lado, os vencedores individuais do segmento quadrilha, porque a Federon não passou a lista.

********
O bacana é que os itens vencedores vão se apresentar durante o Concurso de Melhor Noivo de Quadrilha. Assim vamos ver o espetáculo do Pajé Cleiton Lopes do Corre Campo, da Rainha da Marujada Cristina Lima do Az de Ouro e o show da Porta Estandarte do Diamante Negro, além da apresentação da Rainha do Folclore e da Sinhazinha da Fazenda do Corre Campo.

********
Só quem não vai tirar versos na noite de hoje, é o Melhor Amo que nada mais, nada menos, trata-se desse amigo de vocês, ou seja, o Sílvio Santos. Tudo indica que na noite de hoje estarei me despedindo do personagem Amo de Boi.

*********
Não digo que deixarei a brincadeira de boi bumbá, porque pretendo ficar apenas colaborando com a direção da Federon como já venho fazendo ha algum tempo.

********
Deixo apenas de me apresentar na arena. Lembro que com o título deste ano, completo 22 troféus como campeão de boi bumbá. Foram três pelo boi Tira Prosa (1987,1988,1989); Um pelo Az de Ouro (1995); Pelo Corre Campo são 18.

*********
Além disso tenho vários troféus como compositor da Melhor Toada Letra e Música e Melhor Amo de Boi. Dificilmente um brincante de boi bumbá da atualidade chegará as minhas marcas.

*********
Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de aprender a arte de brincar Boi Bumbá com mestres do quilate do Galego, Augusto Queixada e Lourenço.

********
Comecei brincando boi de caixa, fui pro boi de cipó, vi o Flor do Campo chegar como boi de pelúcia e o Antônio de Castro Alves passar a usar licra na confecção do boi.

**********

Continuarei lutando pela valorização da nossa Cultura Popular, afinal de contas, sou reconhecido pelo MinC como Mestre de Boi Bumbá!

Nenhum comentário: