quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lenha na Fogueira - 12.08.16 - Concurso de Noivos


Não tem ser humano que aguente três “porradas” fatais em menos de uma semana. Esse foi o meu caso. Perdi os amigos Adalto Magalha, Joaquim Pedro – Kim e Carlinhos Neves praticamente de uma vez só. Kim e Carlinhos foi no mesmo dia. Meu amigo, doeu demais.
*********
Sobre Magalha postei na coluna de domingo. Joaquim Pedro – Kim foi o cara que criou o blog do Zekatraca. Trabalhamos alguns anos juntos e por último na Secel justamente no setor dos Pontos de Cultura. Foi ele que formulou toda a documentação exigida pelo Ministério da Cultura para que os Pontos de Cultura Rondônia começassem a funcionar. Depois, e enquanto ele foi o responsável pelo setor financeiro dos Pontos as prestações de contas sempre receberam elogios da equipe do MinC. Kim foi um Profissional de categoria, ele gostava de tudo certinho e com isso se destacava. Só não foi tratado com o devido respeito pelos secretários que passaram na Secel que não valorizaram seu excelente trabalho, pelo menos conseguindo um CDszinho.
*********
Partiu cedo, novo e tenho certeza, com muita vontade de ficar e contribuir com o progresso do nosso estado. No estilo de ser, era querido por todos nós da Secel e dos Pontos de Cultura. Que Deus o receba com muito amor meu amigo Kim.
**********
Mal tinha recebido a notícia do passamento do Kim quando sou informado do falecimento de outro grande colega de redação, de labuta. Morreu Carlinhos Neves. Put’s grila comentei com a professora Nazaré na Setur agora nossa nova repartição de trabalho, assim não dá!
*********
Carlinhos era o sorriso em pessoa, parecia que nada o afetava, por pior que fosse o problema por ele enfrentado, sempre nos recebia com um sorriso que contagiava o ambiente. “E aí Zekatraca o governo já está investindo na cultura?”, perguntava sempre. Muitas vezes sugeria matéria sobre alguma coisa cultural e até indicava alguém para ser entrevistado.
*********
Tinha uma brincadeira que ele não gostava. Era quando a gente perguntava: Carlinhos por que você não se aposenta? A resposta era seca: “Tá me chamando de inválido. Aposentar pra ficar sentado sem fazer nada” Era assim. Waldir Costa que o diga.
********
É mais um que vai enriquecer o quadro da redação celeste. To com saudades do Carlinhos Neves.
********
Pois é, fiquei tão abalado que não me senti a vontade para escrever a coluna de ontem. Não é fácil não!
********
Bom voltando ao plano terrestre!
********
Hoje tem Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Ernesto Melo está de volta com o melhor do samba de raiz e suas letras regionais. Vamos lá sambistas.
*********
Esperamos que a EMDUR faça sua parte colocando iluminação na praça Getúlio Vargas. Vamos iluminar a praça em frente ao Mercado Cultural prefeito.
********
Neste final de semana, melhor dizendo, amanhã sábado dia 13, Porto Velho recebe o Concurso Nacional de Noivos Juninos. A festa tem como coordenadora a Federon e é uma produção da Confebraq.
********
Tenho plena certeza que a sede do Sindsef vai ficar pequena para tanta gente, em especial, os quadrilheiros de Porto Velho.
*********
Os noivos Nielson Alves e Mayara Barroso da quadrilha junina Girassol das Três Marias e o casal Élida Carla e Carlos Gomes da junina A Roça é Nossa serão os representantes de Rondônia.
*********
O bacana nesse estilo de Concurso é a encenação, pois, o concurso não é apenas de dança, envolve o ritual do casamento e é aí que os jurados observam os detalhes e dão suas notas.
**********
Se eu fosse você telefonaria para a Mary 9 9269-1258 para garantir pelo menos uma cadeira na quadra do Sindsef amanhã.
*********
Ontem foi o aniversário do meu amigo Waldemir Pinheiro da Silva – BAINHA o Mestre dos Mestres sambistas. Parabéns!
********
Concurso Nacional de Noivos Juninos será sábado



Sábado dia 13, Porto Velho será o palco do “Concurso Nacional de Noivos Juninos”, uma promoção da Confederação Brasileira de Quadrilhas – Confebraq realizado pela Federação de Quadrilhas, Bois Bumbás e Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – Federon, com a parceira do governo do estado e apoio cultural da Funcultural e da Sejucel.
O festival vai acontecer na sede do Sindsef com inicio às 20 horas. Estão confirmados representantes dos seguintes estados: Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Ceará, Rondônia, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Paraíba.“Outros estados ficaram de confirmar presença até ontem à noite, estamos no aguardo, pois nos preparamos para receber representante de todos os estados brasileiros”, disse a coordenadora Maryciany.
O Concurso Nacional de Noivos em Rondônia vem sendo articulado há alguns anos pelo folclorista Fernando Rocha presidente licenciado da Federon, que inclusive fez questão de trazer a Porto Velho em 2012, o presidente da Confebraq durante a realização do Arraial Flor do Maracujá. “Ali ele viu que tínhamos condições de sediar o evento nacional”, disse Fernando.
Ultimamente Rondônia, em especial a capital Porto Velho, tem se destacado em diversos concursos nacionais de dança de quadrilha, chegando a ótimas colocações.“Nossas apresentações chamam a atenção dos representantes de outros estados, porque temos estilo próprio de dançar”, afirma Fernandão.
O Concurso Nacional de Noivos que vai acontecer amanhã 13, em Porto Velho, faz parte da estratégia da Federon para trazer o Festival Nacional de Quadrilha Junina em 2018 para Porto Velho. “Estamos na disputa com outros estados por isso, espero que nossos grupos recebam os noivos dos estados com simpatia e respeito”, disse Fernando Rocha.

Os Noivos de Rondônia


Por ser a sede, Rondônia tem direito a participar do evento, com dois casais. Assim, após o resultado do Concurso realizado pela Federon uma semana antes da abertura do Flor do Maracujá, foram classificados os casais Nielson Alves e Mayara Barroso da quadrilha junina Girassol das Três Marias e o casal Élida Carla e Carlos Gomes da junina A Roça é Nossa como representantes do Estado de Rondônia no Concurso Nacional de Noivos Juninos. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer o Governo do Estado/Sejucel por ter garantido a estadia dos casais dos demais estados, assim como a Prefeitura de Porto Velho/Funcultural pelo apoio logístico”, finalizou Fernando.

Nenhum comentário: